‘Encontro Minas na MPB’ tem nova edição com ingresso solidário e várias atrações

Divulgação/Encontro Minas na MPB

Nos dias 29 e 30 de novembro, concretiza-se a retomada de um importante movimento de valorização do compositor da Música Popular Brasileira: o Encontro Minas na MPB volta a ser realizado depois de quatro anos sem uma edição inédita. Além de reunir compositores mineiros e de lugares do Brasil, ele tem como objetivo valorizar artistas, especialmente compositores, que muitas vezes ficam no anonimato.

Nesta edição, o foco do evento é prestigiar o ciclo virtuoso da música em BH, além de lançar o catálogo das dez primeiras edições, com 100 compositores e demais artistas participantes. A Iniciativa, segundo o compositor e idealizador do Encontro Minas na MPB, Zé Teixeira, é enfatizar o protagonismo dos compositores no processo da criação musical, sem os quais não existiria a figura do intérprete.

O Encontro contará com uma programação eclética e promete duas noites espetaculares de valorização cultural. Além de assegurar a presença feminina, também tem lugar garantido a música instrumental, moda de viola, entre outras vertentes da nossa rica MPB! O evento será no Sesc Venda Nova, com ingresso mediante a doação 1 kg de alimento não perecível, cuja arrecadação será destinada ao Mesa Brasil do SESC MG.

Histórico

O primeiro Encontro foi realizado em 2005, a partir da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, enquanto as edições de 2006 a 2014 foram realizadas através da Lei Federal Rouanet. Neste ano, o evento será realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e dá continuidade ao empreendimento que foi interrompido de 2015 a 2018.

Cada ano, a partir da indicação dos próprios participantes, duas mulheres, um violeiro e um instrumental, além de outros gêneros (samba, chorinho, pop rock, etc.), são selecionados, levando-se em conta, sempre, o fator geográfico no ato da seleção, visando maior abrangência entre as cinco macrorregiões de Minas. O evento acontece em dois dias: em cada dia, cinco músicos apresentam três composições.

Sob o slogan “Cultura e solidariedade: Um encontro perfeito”, o projeto tem caráter de inclusão sociocultural, valorizando a indicação de músicos situados no patamar de novos talentos mesclados com nomes de maior visibilidade, proporcionando a troca de ideias e o intercâmbio profissional. Já na área social, a cada ano, o projeto contempla instituições beneficentes, seja com alimentos não perecíveis, cota de bilheteria ou instrumentos.

Encontro Minas na MPB

Onde? Salão Ouro Preto – Sesc Venda Nova

Quando? 29 e 30 de novembro, a partir das 20:30

Quanto? Entrada com 1kg de alimento não perecível, exceto sal

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!