#PalcoDeGigantes: Campanha quer levar a final do Mineiro Feminino ao Mineirão

@guilhermepiu/Twitter/Reprodução + @mineirao/Instagram/Reprodução

Apoiadores do futebol feminino pelo Brasil inteiro começaram, nessa segunda-feira (18), a campanha #PalcoDeGigantes, pedindo que a final do Campeonato Mineiro Feminino seja realizada no Mineirão.

Na última quinta-feira (14), uma possível mudança no cenário da final do Campeonato Mineiro Feminino provocou revolta em quem acompanha a competição. É que, segundo o Superesportes, a final seria realizada no Mineirão ou no Independência no dia 7 de dezembro, mas sofreu alteração e será disputada no Estádio das Alterosas, no Sesc Venda Nova, às 18h do dia 6 de dezembro, uma sexta-feira.

Em contato com o BHAZ, o diretor de competições da FMF (Federação Mineira de Futebol), Leonardo Barbosa, afirmou, no entanto, que a mudança do local não foi confirmada e que, por enquanto, a data que prevalece é a que está no regulamento do Campeonato Mineiro, o sábado (7).

A campanha, apoiada por jornalistas como a narradora Isabelly Morais, usa como exemplo o caso de sucesso do Campeonato Paulista. No último sábado (16), a final entre Corinthians e São Paulo bateu recorde de público para jogos de futebol feminino no país, recebendo 28.862 torcedores na Arena Corinthians.

+ ‘RespeitaAsMinas’: Recorde de público e audiência líder evidenciam, enfim, respeito ao futebol feminino

A coordenadora de futebol feminino do Cruzeiro, Bárbara Fonseca, afirmou que havia sido dito, na reunião do Conselho Arbitral para a definição da competição, que a final do campeonato seria disputada em um “estádio grande”. Leonardo explicou que a afirmação não foi uma promessa e a assessoria da FMF informou que o local está em aberto, já que as negociações ainda estão sendo feitas.

A data da competição, apesar de ainda ser oficialmente o sábado, poderá ser alterada. “Existe a possibilidade de jogadoras dos times finalistas serem convocadas para a Seleção Brasileira. Nesse caso, elas não poderiam jogar no dia 7 e teríamos que mudar para o dia 6”, explicou o diretor de competições.

A final do campeonato fará parte de um evento realizado pela parceria entre a FMF e a CBF Social, departamento da CBF direcionado a ações de responsabilidade social. Segundo Leonardo, o evento, que durará de 3 a 4 dias, tem o objetivo de dar visibilidade ao futebol feminino por meio de palestras, seletivas e peneiras. A assessoria da FMF informou que o Estádio das Alterosas tem a melhor estrutura para receber a programação.

A semifinal do Campeonato Mineiro será disputada em duas rodadas. As partidas da primeira rodada foram disputadas no último sábado (16). O Atlético empatou com o América por 1 a 1 e a partida de volta será na quinta-feira (21), às 16h, no SESC Venda Nova. Na ida, o Cruzeiro venceu o Ipatinga por 2 a 0 e os times se enfrentarão de novo no sábado (23), às 15h30, na Toca da Raposa I. As Cabulosas ocupam o 1º lugar da tabela, com 18 pontos. As Coelhinhas ocupam o 2º lugar com 13 pontos, mesma quantidade das 3º colocadas, as Atleticanas.

Revolta da torcida

Assim que começaram a repercutir as possíveis mudanças na final, a resposta não foi positiva. Já insatisfeitos com a falta de estrutura que o futebol feminino recebe das federações organizadoras, torcedores se mostraram indignados com mais uma possibilidade de descaso por parte da FMF com a modalidade.

A jornalista e torcedora atleticana Petra Fantini, que acompanha o time feminino do Galo, relatou ao BHAZ o histórico de uma falta de consideração da FMF com o futebol feminino. “Essa mudança seria só mais um retrato do descaso da federação com a modalidade. O Campeonato Mineiro, quase não aconteceu, porque a FMF decidiu profissionalizar tudo do nada, cobrar taxas altas que excluíram vários times”, explicou.

Sobre o evento em parceria com a CBF, Petra afirmou que enxerga uma contradição. “Talvez, com esse evento, fique mais visível para fora que a federação não está fazendo o que deveria. Não faz sentido fazer ações como essa, criar campanhas para o Dia da Mulher, se na prática o futebol feminino não é valorizado pela FMF”, explicou a torcedora.

A narradora e jornalista esportiva Isabelly Morais se manifestou no Twitter contra a possível mudança. “Vivemos um momento tão lindo, que todo custo é válido. Um sábado de manhã em Mineirão ou Independência. Um horário e um local que seja viável. Eu tô realmente triste”, comentou a jornalista. Outros usuários das redes sociais manifestaram sua decepção com a possibilidade.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!