Idoso cai de maca em UPA e sofre traumatismo craniano; família denuncia negligência

Arquivo pessoal + Prefeitura de Contagem/Reprodução

ATUALIZAÇÃO ÀS 11H54: Matéria atualizada às 11h54 com a nova nota enviada pela Secretaria de Saúde de Contagem.

Um idoso, de 72 anos, sofreu traumatismo craniano após cair de uma maca na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vargem das Flores, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Familiares denunciam negligência, pois Jonas Amaro de Souza estava em uma estrutura sem proteção e, com a queda, teve sequelas.

Após a publicação da reportagem, a Secretaria de Saúde de Contagem enviou uma nova nota. A pasta informou que o exame de angioressonância constatou que o AVC sofrido por Jonas ocorreu “antes da queda” e que “o quadro de confusão mental está relacionado ao AVC e não à queda”. A nota na íntegra pode ser lida abaixo.

A sobrinha do paciente Lucielly Thalita Rodrigues disse ao BHAZ que o tio deu entrada na unidade com pressão baixa, na quarta-feira (13), e que exames também constataram infecção urinária. “Para fazer o tratamento ele precisou ficar internado, mas colocaram meu tio numa maca sem proteção e em um corredor”, desabafa.

Na madrugada da última sexta-feira (15) Jonas foi medicado e, na sequência, teve uma convulsão. “Assim que a enfermeira o medicou, a convulsão veio e, com os movimentos, ele caiu da maca. Minha prima era a acompanhante e estava deitada no chão, pois lá [na UPA] não tem estrutura alguma, tanto para o paciente, quanto para o acompanhante. Ela não pôde fazer nada para ajudá-lo”.

Maca em que o idoso estava no momento da queda (Arquivo pessoal)

Segundo Lucielly, os médicos explicaram que Jonas sofreu um AVC (Acidente Cardio Vascular), mas que ainda não foi constatado se foi antes ou após a queda.

“Fato é que meu tio agora só escuta e mexe muito pouco, ele tem dificuldades de abrir os olhos e tudo isso foi depois do tombo. Ele chegou falando e a prova de que estava lúcido é que, quando a enfermeira foi dar a medicação, ele perguntou para que era. Agora, não reconhece nem as netas que vão visitá-lo”, conta emocionada.

Exames constataram que o idoso está com um hematoma na cabeça e que isso não foi causado pelo AVC. “A médica falou que foi provocado por uma pancada. Com a queda, ele sofreu traumatismo craniano”.

O idoso foi transferido para o Hospital Municipal de Contagem e a família deseja saber o motivo de Jonas ter sido colocado em uma maca sem proteção. “A filha dele reclamou com o pessoal da UPA porém não teve retorno algum. Hoje o neuro vai conversar com ela para explicar mais sobre o caso dele. A gente só quer meu tio falando e andando novamente, pois ele trabalhava e levava a vida sem depender de ninguém”, disse Lucielly.

Procurada pelo BHAZ, a Secretaria de Saúde de Contagem disse que “uma comissão está apurando o motivo da queda do paciente” e que o senhor Jonas está no CTI “sob os cuidados de uma equipe multiprofissional”. “Ainda não se sabe se o quadro de saúde atual é proveniente da queda ou de complicações”, diz trecho da nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

Sobre a falta de estrutura da UPA alegada pela família de Jonas, a pasta não se posicionou.

1ª Nota da Secretaria de Saúde de Contagem na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Contagem informa que Jonas Amaro de Souza, 72 anos, deu entrada na UPA Vargem das Flores, no bairro Nova Contagem, com insuficiência renal aguda no última quarta-feira (13). Foi medicado e ficou em observação. Na sexta-feira (15), por volta das 6h da manhã, o paciente teve uma crise convulsiva e caiu da maca.

Jonas foi encaminhado ao Hospital Municipal de Contagem (HMC). O paciente está no CTI sob os cuidados de uma equipe multiprofissional. O estado de saúde é estável, porém requer cuidados.

Na tarde dessa segunda-feira (18), ele deixou a unidade para realizar um exame mais complexo (angiorressonância), que não é feito no local, mas na rede prestadora do serviço.

Ainda não se sabe se o quadro de saúde atual é proveniente da queda ou de complicações. Por meio do exame será possível ter um diagnóstico do caso.

A Secretaria de Saúde ainda informa que uma comissão está apurando o motivo da queda do paciente e que Jonas recebe todos os cuidados necessários”

2ª Nota da Secretaria de Saúde de Contagem na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Contagem informa que o exame de angioressonância apontou que Jonas Amaro de Souza, 72 anos, teve um quadro de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, que ocasionou a convulsão antes da queda.

Segundo a equipe de neurologia do Hospital Municipal de Contagem o quadro de confusão mental está relacionado ao AVC e não à queda do paciente.

O tratamento será realizado no Hospital Municipal de Contagem. Jonas está internado no CTI. O quadro de saúde é estável mas requer cuidado.

O paciente deu entrada na UPA Vargem das Flores, no bairro Nova Contagem na última quarta-feira (13) com insuficiência renal aguda. Com a agravamento do quadro, foi transferido para o HMC”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!