Pais criam livro para explicar o comunismo e a personagem principal é a própria criança

Twitter/@luizasreis/Reprodução

Você conhece o livro “Ana, a comunista”? Essa é a divertida obra que os pais da jornalista Ana Luiza fizeram para ela quando criança. Toda a história foi ilustrada com as fotos da família, para que a criancinha pudesse entender os princípios do comunismo e lembrar a memória dos familiares. A iniciativa viralizou nas redes sociais após a própria Ana, hoje adulta, divulgá-la.

A história ficcional começa com Ana Luiza, uma criança egoísta que não queria dividir os brinquedos. Um dia, a mãe ensina que no comunismo tudo deveria ser dividido, inclusive os brinquedos. Quando descobriu isso, ela resolveu se inspirar na história do Peter Pan e iniciar uma revolução infantil.

Imagem
Twitter/@luizasreis/Reprodução

No conto, o plano era simples: reunir a galera, pegar comida e partir num balão. Assim estaria instaurada a República Popular Alternativa das Crianças. Depois de muito esforço por parte de Ana Luiza, o plano foi um sucesso e as crianças conseguiram fugir da ameaça do comunismo.

Imagem
Twitter/@luizasreis/Reprodução

O que Ana Luiza não esperava é que fosse tão difícil viver sem adultos. Na República das crianças, já começava a faltar comida. Enquanto isso, os pais de Ana viviam tristes, procurando pela criança. A mãe de Ana teve uma outra filhinha, mas o livro conta que ela já nasceu triste de saudades da irmã.

Imagem
Twitter/@luizasreis/Reprodução

Com todas as dificuldades, Ana Luiza resolveu voltar para casa. Ela conta que foi recebida com grande festa e ficou muito feliz de conhecer a nova irmã. Chegando em casa, Ana aprendeu os princípios do comunismo e entendeu que dividir os brinquedos era uma boa coisa.

Imagem
Twitter/@luizasreis/Reprodução

Inspiração criativa

Hoje, aos 24 anos, Ana Luiza escreveu na conta que mantém no Twitter que teve alguns ensinamentos importantes com o livrinho. “Eu aprendi sobre dividir as coisas desde pequena com esse livro, entender ideologia veio mais tarde”, publicou.

A postagem recebeu algumas críticas, por parte de pessoas que eram contra o viés político da obra. “Fico imaginando até onde pode chegar o fanatismo político de algumas pessoas. O que mais me assusta são os aplausos e a normalidade com que isso é tratado”, comentou um internauta.

Mas a maioria dos comentários elogiava a criatividade dos pais de Ana Luiza. “Se eu fizer um desses pros meus alunos será se vão dizer que tô doutrinando? É simplesmente tão lindinho!”, brincou uma usuário do Twitter.

https://twitter.com/OscarNiemeyer1/status/1197347419752685568
Imagem
Twitter/@luizasreis/Reprodução
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!