Pai sofre há mais de 40 dias com sumiço das filhas

Facebook/Roberto Querino/Reprodução

ATUALIZADA ÀS 16H45, DO DIA 1º/12: Roberto reencontrou suas duas filhas, 50 dias após o desaparecimento, e relata como foi o momento (leia aqui)

“Eu peço a ajuda de vocês, porque minhas filhas são tudo que eu tenho na vida. Por favor me ajudem, isso tá doendo demais”. Este é o apelo emocionado, postado no Facebook, pelo porteiro Roberto Querino, que sofre há 42 dias com o sumiço das filhas, uma de 5 e a outra de 6 anos.

+ Pai reencontra filhas após 50 dias de angústia e muita procura: ‘Estão comigo, felizes e brincando’

As meninas foram levadas pelo pai para passar o fim de semana com a mãe, onde ela morava, em Ribeirão Preto (SP), no dia 11 de outubro. Depois disso, não foram mais vistas. A mãe das crianças também não foi encontrada. O pai acredita que ela raptou as crianças e as levou para o Rio de Janeiro.

No dia seguinte, após levar as crianças para ficar com a mãe, Roberto desconfiou de algum problema. “Elas sempre ligam para dar bom dia para mim e para a avó. Quando a gente não recebeu nenhuma ligação, começamos a ligar para a mãe e ela não atendeu mais”, relata Roberto ao BHAZ.

O porteiro resolveu então ir até o local. Lá, ele foi informado pela proprietária do imóvel de que a mãe das crianças havia vendido todos os pertences e saído com as filhas. Roberto e a avó das meninas foram então até a rodoviária, onde descobriram que a mulher tinha embarcado com as crianças para o Rio de Janeiro. Desde então, não receberam mais nenhuma notícia.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Facebook/Roberto Querino/Reprodução

Roberto Querino tem a guarda das crianças, por decisão judicial, há 5 anos. Há mais de um mês, a mãe conseguiu a autorização judicial para ficar com as filhas dois finais de semana por mês. Foi em uma dessas ocasiões que o sumiço ocorreu. “No processo, testemunhas afirmaram que ela iria fugir com as crianças. Teve também um áudio do irmão dela confirmando isso. Mas, não adiantou”, lamenta o pai.

O pai conta que no mesmo dia registrou um Boletim de Ocorrência, a respeito da desobediência da ordem judicial, que incluía a obrigatoriedade de permanecer na cidade de Ribeirão Preto. Segundo a versão dele, a juíza da 3ª vara da família da cidade, expediu mandado de busca e apreensão, enviado para o Rio de Janeiro.

O BHAZ solicitou à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo a confirmação da versão de Roberto, e foi informado que a investigação ocorre em sigilo, por envolver menores de idade. “A Polícia Civil de Ribeirão Preto apura o eventual descumprimento de ordem judicial”, acrescenta (leia abaixo na íntegra).

Um pai presente

Roberto Querino conta que está sofrendo muito com a saudade das filhas. Juntos, eles estavam sempre passeando e brincando. “Eu trabalhava com segurança privada, mas mudei de emprego para passar mais tempo com elas. Eu sempre pensei que quando a gente tem uma criança na nossa vida, temos que doar uma parte do nosso dia para ela”, afirma o porteiro.

A imagem pode conter: 2 pessoas, close-up
Facebook/Roberto Querino/Reprodução

Em desespero, o pai está oferecendo 5 mil reais de recompensa por informações que forem confirmadas pela polícia. “É uma mistura de saudade com angústia, com receio e muita esperança”, define com pesar.

Mesmo com todos esses sentimentos, Roberto diz não julgar a mãe das crianças. “É difícil uma situação dessas, não quero o mal dela. Quero que ela tenha consciência de que o que está fazendo é errado e ela possa se redimir”, conclui.

Nota da Secretaria de Segurança de São Paulo na íntegra:

A Polícia Civil de Ribeirão Preto apura o eventual descumprimento de ordem judicial. Por envolver menores de idade, como determina o artigo 17 do ECA, as investigações demandam sigilo.

São Paulo, 22 de novembro de 2019

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!