Queima de fogos faz cadela da PRF sofrer ataque cardíaco após vitória do Flamengo

PRFEspiritoSanto/Facebook/Reprodução + Imagem Ilustrativa/Pixabay/Reprodução

A cadela farejadora Lua, de 4 anos, morreu nesse sábado (23) de parada cardíaca por causa dos fogos de artifício disparados após a vitória do Flamengo sobre o River Plate. O animal trabalhava em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) do Espírito Santo e seu último trabalho foi no dia 29 de outubro, auxiliando na apreensão de 10 kg de pasta-base de cocaína na BR-101, na Serra.

A corporação lamentou a perda da cadela, que participava das atividades no local há 3 anos. “A nossa cadela policial vai deixar saudades, na certeza que seu trabalho foi de grande feito à Instituição, que desde 2016, ajudou e foi primordial nas inúmeras apreensões de entorpecentes realizadas em parceria com os policiais do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Espírito Santo”, diz a nota da PRF.

No seu último trabalho, Lua encontrou 10 kg de pasta-base de cocaína, o que resultou na prisão de um homem. A droga estava localizada no interior das caixas de ar do carro onde estava o suspeito. Foram apreendidos 20 tabletes.

???Faleceu na tarde deste sábado (23), a nossa querida cadela farejadora “K9 Lua”.Lua sofreu uma parada cardíaca…

Posted by PRF ES on Monday, November 25, 2019

Cuidados

Com base em estudos científicos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) defende que fogos de artifícios com estampidos sejam proibidos e gradativamente substituídos por fogos sem ruídos em todo território nacional.

De acordo com a CFMV, já há comprovação científica dos danos irreversíveis para animais e seres humanos causados por artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso e, por isso, recomenda-se a utilização de fogos visuais, que trazem luzes e cores e não produzem efeitos sonoros acima do volume recomendado. Confira íntegra da nota técnica.

Além da persistência no uso de fogos com estampido durante as comemorações de jogos, as datas especiais de final de ano também são alvos dos estouros. Por isso, essa é uma épocaque aumentam as ocorrências de animais que fogem assustados, se ferem ou até morreram por medo e estresse provocados pelo barulho. Então tome cuidado!

Enquanto esta situação persistir, o CFMV apresenta algumas dicas que podem ajudar os tutores minimizar os impactos negativos dos fogos nos seus animais. Confira:

1. Mantenha seu animal identificado. Se ele fugir, tem maior chance de ser encontrado. Registre seu número de telefone e e-mail na coleira do animal. Pode bordar, colocar plaquinhas gravadas, microchip e até mesmo escrever a mão em fitas de tecido.

2. Deixe seu pet ficar perto de você, pois sua presença é reconfortante em momentos de tensão.

3. Prepare o ambiente e acostume seu animal a um espaço fechado, que abafe o som dos fogos. Pode ser um quarto, a lavanderia ou a garagem. Não deixe seu pet em sacadas, perto de piscinas ou em correntes.

4. Coloque música e use essências relaxantes no ambiente. Pergunte ao médico-veterinário de sua confiança sobre ferormônios que reduzem o estresse.

5. Prepare um espaço tipo “toca” para seu cão ou gato. No caso de cães pode ser embaixo de camas ou caixas de transporte. Gatos geralmente gostam de se refugiar em locais altos, como sobre armários, prateleiras e nichos. Coloque nesta “toca” objetos com o seu cheiro, especialmente se ele não estiver na sua companhia.

6. Neste final de ano, durante as tardes dos dias 24 e 31 deixe seu pet cansado. Passeie com seu cão, faça corridas, leve para brincar com outros cães. Também brinque com seu gato, provoque corridas e pulos. Os exercícios e o cansaço deixarão seu pet mais relaxado e possivelmente menos preocupado com os barulhos.

7. Não devemos deixar ração a vontade para os cães. Se você alimenta seu cão duas vezes por dia, o alimente pela manhã normalmente e prepare brinquedos recheáveis com as comidas preferidas dele para fornecer próximo da hora de maior intensidade dos fogos. Ossos naturais bem grandes, para evitar engasgamentos, podem ser opções. O objetivo é ele esteja motivado a se entreter com os brinquedos e fique menos preocupado com o barulho.

8. Seu pet realmente se desespera com o barulho? Ele tem convulsões, atravessa janelas ou portas ou destrói paredes? Neste caso o uso de medicamentos pode ser a melhor opção. Fale com um médico-veterinário e esteja preparado.

9. Dessensibilize seu pet. Existem técnicas de treinamento para fazer com que cães e gatos sofram menos com o barulho de fogos. Fale com um profissional e treine seu pet para o minimizar o sofrimento no próximo fim de ano

Com CFMV

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!