A Fazenda: Público vê assédio contra Hariany e pede expulsão de Lucas

TV Record/Reprodução

Ao longo de todo o domingo (24) e nas primeiras horas desta segunda-feira (25), o participante da Fazenda 11 Lucas Viana esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter.

O motivo é uma acusação de assédio dele contra a colega de confinamento Hariany Almeida. Após muitas negativas de reatar o relacionamento que começaram no reality, o modelo se deitou ao lado de Hariany, no meio da madrugada e começou a acariciá-la. Ela acordou e disse para que ele saísse da cama. Mesmo com o pedido, Lucas ainda insistiu, passando a mão pelo corpo dela.

A revolta foi grande entre o público, que se manifestou por meio de redes sociais. Durante a noite de domingo e a manhã de segunda, “O Assédio 11”, “Record apoia assédio” e “Não é não” estiveram entre os assuntos mais comentados do Twitter.

https://twitter.com/falafred/status/1198628766748172291

Os dois viveram um romance no reality, mas o relacionamento terminou. No entanto, Lucas continua insistindo em reatar o namoro, mesmo que Hariany já tenha negado diversas vezes. Parte do público já denunciava assédio nas investidas insistentes dele. “Já tomei minha decisão. Respeita!”, disse Hariany, em uma das muitas negativas da participante.

Após o ocorrido de domingo, a maioria dos internautas cobrou atitudes da Record e da produção do programa. “Não vão nos calar e não iremos parar até que uma providência seja tomada”, escreveu uma das usuárias no Twitter.

Diversos ex-colegas de confinamento de Hariany, tanto da Fazenda, quanto do Big Brother Brasil, se juntaram aos pedidos de justiça pela modelo. A vencedora do BBB 19 e amiga de Hariany, Paula Sperling, foi uma das pessoas que escreveram mensagem de apoio no Twitter.

Até o momento, a Record não se pronunciou. A conta oficial de Hariany no Twitter, gerenciado por amigos e parentes, postou a frase “Não é não”, enquanto nas redes sociais de Lucas não houve menção ao ocorrido.

O repórter Lucas Salles, que entrevista os eliminados do reality, para as redes sociais da Fazenda, se posicionou contra qualquer tipo de assédio. “Tenho certeza que a emissora verá a movimentação criada por aqui e tomará uma medida cabível”, escreveu.

A repercussão no Twitter foi tão grande, que até a patrocinadora do programa, a operadora de telefonia Oi, se manifestou cobrando atitudes da emissora. “A Oi repudia e se manifesta contra qualquer conduta que configure crime de natureza ou caracterize ofensa às mulheres”, escreveu no Twitter.

Segunda denúncia de assédio

Nessa mesma edição da Fazenda, outro participante chegou a ser expulso após assediar Hariany Almeida. O ator Phellipe Haagensen beijou, à força, a ex-BBB durante uma discussão em 28 de setembro. Após pressão do público e dos patrocinadores, a Record optou por expulsar o participante.

Na ocasião, o apresentador Marcos Mion fez um discurso enumerando as atitudes que levaram à expulsão de Phellipe. “Beijo roubado ou forçado, encoxada ou mão boba são considerados crimes contra a dignidade sexual. Pelo regulamento do programa é proibida qualquer ação que coloque em risco a integridade física do participante. A produção deve cumprir o regulamento, mas também as leis”, disse Marcos Mion.

+ ‘Crime contra a dignidade sexual’: Record TV expulsa participante que assediou ex-BBB na Fazenda

Esse mesmo discurso do apresentador está sendo retomado na internet para caracterizar as ações de Lucas Viana. Para parte do público, a Record deveria usar os mesmos parâmetros para expulsar o modelo. “Na expulsão do Phellipe teve 23 advogados pra analisar o caso. Pra analisar esse vai precisar de quantos? Expulsa ele logo e acaba essa edição de uma vez”, cobrou uma das internautas.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!