Representatividade importa! Criança vê Maju Coutinho e se identifica: ‘Esse é meu cabelo aqui’

Instagram/@victor__mariano/Reprodução

A jornalista Maju Coutinho repostou na conta que mantém no Instagram um vídeo de uma garotinha vendo a apresentadora na televisão. “É meu cabelo aqui. E o meu vestido é amarelo! Yellow!”, comemora a criança, observando Maju.

+ Aline Aguiar surpreende e manda recado a mineiros no Jornal Nacional

A apresentadora do Jornal Hoje escreveu na postagem que se segurou para não repostar, mas não resistiu. “Olha a fala dessa pequena”, comentou.

Nos comentários da publicação, o vídeo contribuiu para o debate sobre representatividade. A reação da criança reforça a importância da presença de pessoas negras em locais de visibilidade. “Obrigada! Minha filha te assiste e isso dá muita esperança dela ter um futuro brilhante”, comentou uma internauta.

https://twitter.com/NathiFranca_/status/1198977127099576326

Maju Coutinho é a primeira apresentadora negra a comandar o Jornal Nacional em 50 anos. No último sábado (23), a bancada do noticiário foi ocupada, pela segunda vez, por uma mulher negra. A apresentadora mineira Aline Aguiar dividiu a apresentação ao lado de Giovanni Spinucci, do Maranhão, em comemoração ao cinquentenário do JN.

Desde o início das aparições na TV, Maju tem recebido diversos elogios, mas também algumas críticas. A jornalista Carla Vilhena criticou uma das coberturas de Maju (leia aqui), enquanto um colunista chegou a contar todos os erros de Maju, em sua estreia no programa (leia aqui). Em muitos desses casos, parte do público denuncia racismo. “Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros contabilizados?”, escreveu um internauta.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!