‘Está trabalhando para se clarear, mas está com dificuldade’, diz presidente de clube sobre Balotelli

@TuttoMercatoWeb/Twitter/Reprodução + Brescia Calcio/Facebook/Reprodução

Mais uma vez, o racismo deu as caras no futebol. Em entrevista à imprensa italiana, Massimo Cellino, presidente do Brescia Calcio, deu uma declaração preconceituosa e absurda sobre Mario Balotelli. “É negro, o que devo dizer? Está trabalhando para se clarear, mas está com dificuldade”, disse ele, rindo, nesta segunda-feira (25).

Balotelli já havia sido alvo de ofensas racistas no campeonato italiano, chegando a ameaçar deixar o campo após a torcida do Hallas Verona gritar insultos preconceituosos contra o jogador. Ele chutou a bola em direção à arquibancada e foi convencido pelos companheiros de time a permanecer em campo.

+ Impunidade e omissão: Os desafios da luta contra o racismo no futebol


Cellino deu a declaração racista ao comentar sobre a situação do jogador no time. Na última quinta-feira (21), o treinador do clube, Fabio Grosso, expulsou Balotelli do treino e decidiu deixá-lo de fora da partida contra a Roma, no domingo (24).

O presidente do time ainda completou em tom irônico: ““Eu aceitei [a contratação do jogador] porque considerava um valor agregado. Ele deve dar respostas em campo, não nas mídias sociais”.

No meio do ano, o Flamengo iniciou negociações com Balotelli com a pretensão de contratar o atacante. Em agosto, o clube anunciou o fim das negociações e o jogador foi contratado pelo Brescia.

Depois da repercussão da declaração do presidente, torcedores flamenguistas lamentaram a escolha do jogador de não vir para o Brasil e jogar pelo time que foi campeão da Libertadores e Campeonato Brasileiro (com quatro rodadas de antecedência). As declarações, em tom de “bem feito”, acabaram culpabilizando o jogador pelo racismo que sofreu em seu próprio país e evidenciam o problema do qual o Brasil também faz parte.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!