Xuxa escreve coluna sobre abusos que sofreu na infância; primeiro foi aos 4 anos

Instagram/@xuxamenegheloficial/Reprodução

“Vou contar um episódio que é o mais difícil que vivi nos meus 56 anos. É difícil escrever, pois tenho que reviver todos os sentimentos: culpa, raiva, impotência e medo”. É assim que a apresentadora Xuxa inicia sua coluna na revista Vogue. O texto, publicado nessa segunda-feira (25), tem o relato de diversos abusos sofridos pela apresentadora durante a infância.

Xuxa conta que foram diversas ocasiões, dos 4 aos 13 anos. Entre os abusadores, está um professor, um ex-namorado da avó, um amigo da família e primos de segundo grau. “Por que isso aconteceu comigo? Não sei. Por que não gritei? Por que não falei logo pra minha mãe? Não sei! Não sei mesmo”, escreve a apresentadora.

Xuxa conta que até hoje sofre as consequências dos abusos. Segundo ela, os traumas são o motivo para que ela goste de ficar com crianças: para se sentir segura. Além disso, desenvolveu uma mania de limpeza e toma de 3 a 4 banhos por dia. “Chorava muito, peguei um punhado de areia e passava no meu corpo para limpar toda sujeira que estava impregnada há anos”, relata.

Essa é a primeira vez que Xuxa dá detalhes sobre os abusos, mas, em 2012, a apresentadora contou pela primeira vez o que tinha passado. Na ocasião, Xuxa resolveu falar para incentivar mais pessoas a denunciarem por meio do Disque Denúncia (Disque 100). “A gente sente vergonha, acha que é culpada. Eu sempre achei que eu estava fazendo alguma coisa”, lamenta.

Fazendo jus ao apelido de “rainha dos baixinhos”, Xuxa conclui a coluna explicando a importância de falar e denunciar abusos, em defesa das crianças. “Hoje, quero emprestar minha voz em campanhas para crianças que não falam, não gritam e choram sozinhas. Eu preciso fazer isso por elas, já que não fiz por mim”, conclui.

Disque 100

O Disque 100 é o serviço que recebe denúncias de violações de direitos humanos, incluindo abuso de crianças e adolescente. O atendimento funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

A ligação é gratuita e pode ser realizada de aparelho móvel ou fixo, bastando discar o número 100. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia e, caso a pessoa deseje, pode ser feita em total anonimato.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!