Desespero total! Cruzeiro é derrotado no Mineirão para o CSA e vê a Série B mais próxima

Bruno Haddad/Cruzeiro

O torcedor cruzeirense encarou a partida contra o CSA, nesta quinta-feira (28), com clima de decisão de título: só uma vitória tiraria o time do Z4. Mas o apoio não foi o suficiente para o Cruzeiro superar o 18º colocado do Brasileirão, dentro do Mineirão, e o clube foi derrotado por 1 a 0 pela equipe alagoense – com direito à perda de pênalti batido por Thiago Neves.

O resultado não só ressuscita um adversário direto – se fosse derrotado, o CSA não conseguiria mais alcançar o Cruzeiro -, como deixa a situação celeste desesperadora: o time já não depende apenas de si e precisa sair do Z4 nas últimas três rodadas, nas quais enfrenta três times tradicionais.

Os duelos derradeiros da Raposa são: Vasco (atual 12º colocado) na próxima segunda-feira (2) fora de casa, no São Januário; Grêmio (4º colocado), na quinta-feira (5), na Arena do Grêmio; e, por fim, o Palmeiras (3º colocado) no Mineirão, às 16h do domingo (8).

Pra piorar, antes do jogo, um resultado que não dependia do Cruzeiro também comprometeu o time na tabela: o Fluminense, que também luta contra o rebaixamento, venceu o Palmeiras por 1 a 0 e ficou com 41 pontos, deixando a disputa muito concentrada entre Cruzeiro (36 pontos) e Ceará (37), que ocupam a 17ª e a 16ª posição, respectivamente.

Decisão contra o rebaixamento

O próprio time foi a campo tratando a partida contra o CSA como uma decisão. Em campanha nas redes sociais, o Cruzeiro chamou a torcida para apoiar o clube no Mineirão: “Vamos juntos, por nossa grandeza e por nossa caminhada, superar este momento juntos. Pela nossa força, nossa camisa, nossa história!”, dizia um dos tuítes oficiais. O time também disponibilizou preços promocionais para incentivar a torcida a assistir ao jogo.

+ Cruzeiro coloca ingressos a preços populares para partida contra CSA

Até os ídolos do Cruzeiro, jogadores que participaram da conquista de títulos históricos, fizeram campanha para que o cruzeirense fosse ao Mineirão para apoiar o time. Entre eles, Nonato, Alex, Marcelo Ramos e Roberto Gaúcho.

+ Ídolos do Cruzeiro chamam torcida para lotar o Mineirão: ‘Vamos empurrar o time’

Domina, mas não finaliza

O Cruzeiro começou pressionando no ataque, chegando perto em algumas oportunidades e dominando a posse de bola. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Fred teve grande chance em jogada na lateral, mas Jordi defendeu o chute. Thiago Neves também quase deu trabalho ao goleiro do CSA, mas errou na finalização e a bola chegou nas mãos de Jordi.

Mesmo se mostrando mais ofensivo, o Cruzeiro foi lento na tomada de decisão e na troca de passes. O time tinha posse de bola, mas ela demorava para cruzar o campo, diminuindo as chances de finalização. O lateral-direito Orejuela até se destacou na partida com jogadas mais assertivas, mas os outros jogadores não acompanharam o ritmo.

No finalzinho do 1T…

Os últimos minutos do primeiro tempo foram de tensão no Mineirão. Faltou pouco para sair um gol do Cruzeiro aos 35 minutos. Pedro Rocha tabelou com Fred e chegou com a bola na cara de Jordi e finalizou, mas a bola passou raspando na trave e saiu para fora. Quase!

Já o CSA conseguiu aproveitar uma das únicas oportunidades aos 43 minutos: Ricardo Bueno cabeceou no canto esquerdo do gol e Fábio defendeu, mas o zagueiro Alan Costa recebeu o rebote e completou direto no gol. Depois disso, o cruzeirense teve que torcer pela reação no segundo tempo.

Apoio até o fim

A torcida do Cruzeiro não parou de cantar e mostrou como se apoia um time durante uma má fase. O desempenho dos jogadores decepcionou os cruzeirenses, que não abandonaram o time. “Chamaram a torcida pra lotar o estádio, só falta chamar os jogadores para apresentar o futebol”, cornetou uma torcedora no Twitter.

Nem com pênalti

Aos 17 minutos do 2T, a esperança voltou para o torcedor cruzeirense: Alan Costa tentou derrubar Pedro Rocha na área do CSA e o VAR entrou em ação. Pênalti para o Cruzeiro! Thiago Neves partiu para a cobrança carregando um peso nas costas, mas acabou chutando errado e mandando a bola para o lado esquerdo do gol, prolongando a agonia da torcida.

Confusão na arquibancada

No final do jogo, não foi a disputa de bola que chamou a atenção. A partida precisou ser paralisada pela confusão entre torcedores na arquibancada e por causa da fumaça que invadiu o campo, vinda de sinalizadores acendidos por parte da torcida. Quando o jogo voltou, o Cruzeiro se manteve ofensivo e ocupou a área do CSA, mas não conseguiu empatar o jogo e continuou com 36 pontos, na 17ª colocação da tabela.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 X 1 CSA

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 28 de novembro de 2019, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)

CRUZEIRO: Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Dodô (Egídio); Henrique, Éderson, Robinho (Pedro Rocha) e Thiago Neves; David e Fred (Sassá).
Técnico: Abel Braga

CSA: Jordi; Dawhan, Alan Costa, Castán e Rafinha (Warley ou Nilton); João Vítor, Jean Cléber, Jonatan Gomez e Euller; Apodi e Ricardo Bueno.
Técnico: Argel Fucks

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!