Home Notícias BH Zona Leste de BH é atingida por forte chuva; saiba como se proteger

Zona Leste de BH é atingida por forte chuva; saiba como se proteger

A Zona Leste é atingida por forte chuva na tarde desta segunda-feira (2). A região já recebe muita água há cerca de 30 minutos. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de fortes chuvas válido até a manhã de terça-feira (3).

Divulgação/Defesa Civil de BH

Apesar da forte chuva que já perdura alguns minutos, a Defesa Civil de BH garante que não todos os córregos da cidade operam dentro da capacidade. Portanto, não há o risco, às 16h25, de alguma via ser interditada preventivamente ou mesmo alagada, sempre conforme o órgão.

“Frentes frias estão atuando em Minas Gerais e provocam as precipitações. A tendência é que o mês de dezembro seja com volume de água acima da média. Muita chuva está por vir e, nesta segunda, cai água praticamente em toda Minas Gerais”, afirma ao BHAZ o meteorologista Ruibran dos Reis.

+ Chuva forte inunda vias, arrasta carros e derruba energia elétrica em BH

O alerta da Defesa Civil é válido até às 8h desta terça-feira (3) e, entre os cuidados que dever ser tomados (veja mais abaixo), destaque para que se evite áreas de inundação e não de trafegue em ruas sujeitas a alagamentos.

Temporal no domingo

A força da chuva na noite de domingo também assustou os belo-horizontinos. Bairros ficaram sem energia elétrica por horas e carros foram arrastados. Os ventos ultrapassaram os 70km/h. As avenidas Vilarinho, na região de Venda Nova, e Tereza Cristina, na região Oeste da capital, foram fechadas.

A Tereza Cristina, na altura do bairro Betânia, foi uma das regiões mais atingidas. Mais uma vez, o Córrego Ferrugem transbordou, deixando ruas e casas alagadas na avenida. A força das águas arrastou um Monza que só foi parar quando bateu em um poste.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro ocorrências foram registradas na avenida Tereza Cristina. Em uma delas, uma vítima foi levada pela enxurrada após o veículo cair dentro do rio Arrudas. A Guarda Municipal fez o resgate e a levou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Oeste.

Cuidados

Confira outras recomendações do órgão:

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.


Comentários