Baleia é encontrada morta com 100 kg de lixo no estômago

Dan Parry/Facebook/Reprodução

Moradores da Ilha Harris, na Escócia, tiveram uma lamentável surpresa na última quinta-feira (28), ao encontrarem uma baleia cachalote morta encalhada. O espanto ficou ainda maior quando encontraram mais de 100 kg de lixo no estômago do animal. Redes de pesca, cordas, sacolas e copos de plásticos estavam entre os resíduos.

De acordo com um relato publicado no Facebook pelo morador Dan Parry, a cena foi extremante triste. “Especialmente quando as redes de pesca e os detritos saíam do estômago dela”, declarou Dan. Ele ainda completa dizendo que todos os dias que caminha pela praia e recolhe uma grande quantidade de lixo, sendo a maior parte relacionada à pesca.

Dan Parry/Facebook/Reprodução

Uma equipe do Scottish Marine Animal Stranding Scheme (Smass), organização escocesa que investiga mortes de baleias e golfinhos, dissecou o animal para tentar determinar a causa da morte.

“O animal não estava particularmente em más condições e, embora seja certamente plausível que essa quantidade de detritos tenha sido um fator para encalhar, não conseguimos encontrar, na verdade, evidências de que isso tenha afetado ou obstruído seu intestino”, diz uma publicação do Smass na página do grupo no Facebook.

“No entanto, ter essa quantidade de plástico no estômago é terrível, deve ter comprometido a digestão e serve para demonstrar mais uma vez os perigos que o lixo nos oceanos e equipamentos de pesca perdidos ou descartados podem representar à vida marinha”, finalizou.

Equipes da Guarda Costeira e do Western Isles Council, que administra as ilhas ocidentais da Escócia, ajudaram a examinar a baleia no sábado, além de cavar um buraco gigante na areia da praia para enterrar o animal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!