Cinco destinos para conhecer na França no inverno

Ben Kerckx/Pixabay

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

Com inúmeras cidades que esbanjam charme e romance, a França é um dos destinos mais badalados da Europa durante o inverno. Seja para aproveitar suas estações de esqui alpinas, os museus com menos filas para entrada ou a aconchegante gastronomia francesa, os visitantes dispostos a encaram o frio podem se deliciar com as maravilhas do país em diversos destinos.

A seguir, listamos cinco lugares imperdíveis para quem visita a França durante a temporada mais gelada do ano:

Paris

Charmosa por natureza, a capital francesa não pode ficar de fora em nenhum roteiro pelo país. Principalmente no inverno, quando suas ruas ganham aquele clima europeu ainda mais notável e costumam ficam menos cheias do que no verão.

Os inúmeros monumentos históricos e museus da cidade ficam abertos normalmente durante o período e, em geral, tem filas menores do que em outras estações do ano. Ou seja, essa é uma boa hora para conhecer o icônico Louvre ou os imponentes palácios.

A gastronomia também é um bom motivo para visitar Paris durante o ano interno, mas, no inverno, nada melhor do que se aquecer em um dos charmosos bistrôs espalhados pela cidade. Além dos queijos acompanhados de vinho, é imperdível degustar as sopas e fondues locais.

Por fim, a temporada de dezembro leva ainda mais luz à capital, com a chegada dos Mercados de Natal. Espalhando o clima festivo pelas ruas do lugar, os eventos são uma boa oportunidade para comer e beber, além de encontrar souvenires ou objetos de decoração. Os principais são: o das Tuileries, o de Beaubourg, do Canopée des Halles e o da Notre-Dame.

Annecy

Localizada no sudoeste da França, na região dos Alpes, a cidade medieval é destino para o ano inteiro. Conhecida como Veneza francesa, tem uma atmosfera encantadora que une canais e pontes, ruas e construções que datam do século 12.

Sua parte mais histórica é chamada de “Cidade Antiga” e conta com diversos cafés, boutiques, lojas de produtos locais, como queijos, vinhos e embutidos, e o famoso Palais de l’Isle – cartão-postal da região. O local, na época medieval, funcionava como uma prisão e hoje, situado em uma espécie de ilhota, está aberto à visitação.

A cidade também funciona como porta de entrada para as estações de neve, portanto, quem gosta de aventura, pode utilizar o local como base para a prática de esportes como esqui e snowboard.

Chamonix

Também na região dos Alpes, Chamonix é, definitivamente, um destino para quem gosta de inverno. A cidade está situada em um vale com vista privilegiada para os picos nevados, inclusive Mont Blanc, do alto de seus 4.810 metros de altitude.

Graças a sua localização, entre França, Suíça e Itália, é um dos principais destinos de esqui da região. O lugar conta, ainda, com pistas para todos os níveis de praticantes, desde os iniciantes até os mais aficionados aos esportes de neve.

Mesmo aqueles que gostam de ver neve, mas não se aventuram nas atividades mais radicais, têm em Chamonix diversas opções de diversão. Como é o caso das subidas de teleférico, conhecer a gastronomia local nos restaurantes das montanhas ou, ainda, desbravar o Mer de Glace, ou Mar de Gelo, a maior geleira da França, com sete quilômetros de extensão e 200 metros de espessura.

Colmar

Cinematográfica, a cidade de Colmar, na Alsácia, é uma das regiões preferidas dos franceses no inverno. Não a toa, já que suas ruas ficam nevadas dando um ar ainda mais encantador às suas construções coloridas. Além do conjunto arquitetônico, essa é uma região rica em adegas e restaurantes, sendo um dos melhores lugares para degustar um bom vinho francês durante o inverno.

Além disso, com a proximidade com o fim de ano, Colmar ganha luzes e cores especiais, já que conta com o Mercado de Natal, tradição que vem sendo mantida desde 1670. Desde a Place des Dominicains, próximo a igreja, é possível encontrar tradicionais iguarias locais, como as tartes flambée e o baeckeoffe, além de objetos de decoração, artesanato – especialmente com a cegonha, símbolo da Alsácia -, e até joias. Já para as crianças há uma feira especial, na Petit Venise, onde brinquedos e atrações especiais.

Courchevel

Fundado em 1946, o tradicional resort de luxo atrai famílias do mundo inteiro para esquiar. A cidade faz parte do Trois Vallées, maior domínio esquiável do mundo, com 600 quilômetros de pistas interligadas, e é formada por seis vilarejos com diferentes altitudes (de 1100 a 1850 metros).

Courchevel é bastante famosa por oferecer estreladas opções de hospedagem e gastronomia. Além disso, a maioria de seus hotéis é kids friendly, e oferece atividades especiais para crianças durante a temporada de neve.

Para os amantes dos esportes, as pistas têm diferentes níveis, atendendo tanto os praticantes de primeira viagem, quanto os mais experientes.

Como chegar

Air France tem voos de São Paulo para os principais destinos franceses, incluindo Paris, Annecy e cidades próximas de Colmar e Chamonix, portanto, essa é a maneira mais fácil de fazer um roteiro de inverno pelo país.

Principalmente durante a temporada de neve, quando os esportes de neve são muito praticados por toda a Europa, é importante fazer a contratação de um seguro viagem internacional para garantir um passeio seguro e sem preocupações.