Revista Placar lança primeira edição sobre futebol feminino em 50 anos de história

Placar/Divulgação + @selecaofemininadefutebol/Instagram/Divulgação

Com quase cinco décadas de história, a Revista Placar lançou, em novembro, sua primeira edição dedicada ao futebol feminino. Com Marta estampada na capa, a publicação traz 66 páginas com matérias produzidas em parceria com portais especializados na modalidade feminina.

A revista completa 50 anos em março de 2020 e chegou às bancas em novembro com um conteúdo especial. As reportagens abordam a proibição do futebol feminino no Brasil, a Copa do Mundo feminina, as melhores jogadoras do mundo e a história da icônica Marta, entre outros tópicos.

Segundo o Elas no Ataque, site dedicado ao futebol feminino, a revista Placar convidou o blog e outros portais especializados no assunto para participar da edição. O “Elas no Ataque” produziu a reportagem que elegeu as 10 melhores jogadoras brasileiras e as 10 melhores estrangeiras da atualidade.

Planeta Futebol Feminino colaborou com a matéria “Marta: a melhor da história”. O #JogaMiga produziu a publicação “O fenômeno no Mundial da França”, sobre a Copa do Mundo feminina disputada em 2019. Já o portal Jogadelas participou da reportagem “As soberanas”, que mostrou os motivos de Corinthians e Ferroviária terem sido finalistas do Brasileirão e da Libertadores em 2019.

Progresso na modalidade

O reconhecimento do futebol feminino, apesar de caminhar a passos lentos, vem crescendo na mídia tradicional. Mesmo assim, ainda há muito progresso a ser feito para que a modalidade seja mais respeitada.

Em São Paulo, a final do Campeonato Paulista Feminino lotou a Arena Corinthians e a transmissão na televisão liderou a audiência entre os canais de esporte. A partida entre Corinthians e São Paulo, que terminou com a vitória do Timão, recebeu 28.862 torcedores.

+ ‘RespeitaAsMinas’: Recorde de público e audiência líder evidenciam, enfim, respeito ao futebol feminino

Já em Minas, a situação não é tão boa. Os fãs da modalidade até lançaram a campanha #PalcoDeGigantes, mas a Federação Mineira de Futebol (FMF) não cedeu e a disputa entre Cruzeiro e América acontecerá no dia 7 de dezembro, no Estádio das Alterosas, no Sesc Venda Nova.

+ Fora do Mineirão, final do Mineiro Feminino entra em programação da CBF

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!