Mãe cria vaquinha para realizar sonho do filho de ser jogador de futebol

Fátima Romão/Arquivo Pessoal

Não tem obstáculo que impeça a costureira Maria de Fátima Romão, de 51 anos, de tentar realizar o sonho do filho: Ser um grande jogador de futebol. Depois de muita tentativa em clubes de base na Bahia, Alisson conseguiu uma oportunidade de jogar no exterior e a mãe decidiu criar uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro necessário.

Alisson Romão, de 17 anos, torce para o Bahia e sempre foi apaixonado por futebol. Desde pequeno, ele tem o sonho de se tornar um jogador profissional. “Aos 3 anos ele já expressava o amor pela bola e, um pouco mais velho, até pedia para eu mentir sua idade para colocá-lo nas escolinhas de futebol que só aceitavam crianças mais velhas”, contou Fátima ao BHAZ.

Aos 8 anos, o garoto sofreu um trauma dentro de casa. O pai o agrediu brutalmente e ele chegou a ser internado na UTI. Depois da agressão, Fátima se desesperou e se comprometeu a fazer de tudo pelo filho. “Ele era apaixonado pelo pai e meu medo era que ele se revoltasse, tomasse caminhos errados. Passei a fazer tudo que podia para preencher seus vazios e o que ele mais gostava de fazer era jogar bola”, explicou a mãe.

Além de receber o devido acompanhamento psicológico, Alisson encontrava refúgio no futebol. Fátima matriculou o filho em várias escolinhas de Salvador e o levou para muitos testes de times de base. “Ele jogava a semana toda e eu me comprometi a ajudar no que podia. Comprava chuteiras, o material, tudo do básico, porque era o que eu podia oferecer”, contou ela.

Apesar de passar por várias peneiras, Alisson não chegou a ser chamado para jogar pelos times e foi se decepcionando ao longo dos anos. Nos últimos meses, a mãe percebeu que ele se mostrava cada vez mais indisposto e não saía nem para jogar bola com os amigos. Preocupada, ela procurou ajuda dos amigos da igreja e foi atrás de atendimento psicológico para o filho.

“Ele chegou a frequentar a psicóloga e estava com princípio de depressão, mas pediu pra ser dispensado, porque sabia que o que causava sua tristeza era não ter mais chance de realizar seu sonho. Chegando aos 18 anos, não tem mais oportunidade na base, é muito difícil começar a carreira com essa idade”, explicou Fátima.

A oportunidade

Em novembro, uma chance apareceu: Alisson foi chamado pela Next Academy, empresa que prepara atletas para fazer faculdade nos Estados Unidos com bolsas de estudo. A oportunidade era promissora, mas a família teria que se comprometer com custos de matrícula, cursos de inglês, materiais e viagens para torneios interestaduais, o que dificultou a situação e diminuiu as esperanças de Alisson.

Acreditando no talento do filho, Fátima não desistiu e decidiu pedir ajuda na internet. “Me joguei e criei uma campanha. Primeiro, divulguei para família e amigos, mas a repercussão foi grande e eu não esperava, até conseguimos pagar a matrícula. Alisson é tímido, não gosta de se expor ou de pedir, mas mesmo na minha simplicidade resolvi procurar ajuda”, contou a mãe.

O apoio incondicional fez nascer a vaquinha “Campanha para um sonho”, que procura arrecadar dinheiro para cobrir os custos de um ano na Next Academy, que pode levá-lo a uma universidade norte-americana. Com a colaboração de amigos, família e de usuários da internet, ela espera conseguir realizar o sonho do filho e vê-lo sendo feliz fazendo o que ama.

https://www.instagram.com/p/B5SBBMmACeo/

Como ajudar

As doações podem ser feitas na vaquinha “Campanha para um sonho” neste link.
As contribuições também podem ser feitas a partir da seguinte conta:

Caixa Econômica Federal
Agência: 0061
Operação: 013
Conta: 00064436-0
Maria de Fátima Ferreira Romão

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!