‘Educação é fundamental’: Jornal italiano promove capa racista e é banido pelos rivais Inter e Roma

Corriere Dello Sport/Divulgação

A escolha de palavras para estampar a capa do jornal “Corriere dello Sport” desta quinta-feira (5) foi duramente reprimida na internet e evidenciou, mais uma vez, a normalização do racismo no contexto do futebol italiano.

A capa usou na chamada o termo “Black Friday”, acompanhado de fotos de dois jogadores negros, Romelu Lukaku e Chris Smalling. Os ex-companheiros de Manchester United se enfrentarão na partida entre a Inter de Milão e a Roma, na sexta-feira (6), pelo Campeonato Italiano.

A resposta negativa à publicação foi imediata e os clubes se manifestaram contra o jornal.

O trocadilho com o famoso dia em que lojas por todo o mundo anunciam promoções e ofertas, fazendo referência à cor da pele dos jogadores, foi reprimido mundialmente. “Mais um momento vergonhoso para o futebol italiano como um todo, cujas reincidências no campo do racismo não parecem estar para abrandar, a julgar pelas declarações do jornal em defesa do autor desta palhaçada”, comentou um usuário do Twitter.

A repercussão também chegou até o próprio Lukaku, que se manifestou no Twitter. “Em vez de focar na disputa entre dois times, Corriere Dello Sport aparece com a manchete mais burra que eu já vi na minha carreira. Vocês continuam incentivando a negatividade e o racismo, em vez de falar do lindo jogo que vai ser disputado. Educação é fundamental. Vocês do jornal deveriam fazer um trabalho melhor do que esse”, escreveu o jogador, que ainda completou agradecendo o apoio dos fãs e dos jornalistas.

Os clubes envolvidos também se pronunciaram sobre o assunto. A Inter postou uma nota no Twitter: “Futebol é paixão, cultura e fraternidade. Somos e seremos sempre contra toda forma de discriminação”.

Já a Roma, junto ao Milan, divulgou em nota a decisão de banir a publicação de suas instalações de treino: “Em resposta à manchete ‘Black Friday’ publicada hoje pelo jornal, Milan e Roma decidiram banir o Corriere dello Sport de nossas instalações de treino pelo resto do ano, e nossos jogadores não vão participar de qualquer atividade de imprensa com o jornal durante este período”, diz trecho de nota (leia na íntegra abaixo).

‘Título inocente’

Depois de tanta repercussão negativa, o Corriere dello Sport se manifestou de forma irônica, afirmando que foi um título inocente e que foi “transformado em veneno por quem tem o veneno dentro”.

Confira a nota do jornal na íntegra:

“Plataformas digitais? Eu diria sacos de lixo. Composto de rancores. Indignação barata. Um bom pensamento por dia mantém o médico afastado. Hoje em dia, exércitos de pessoas se reúnem na web para tornar brancas suas belas almas.
Depois de identificar o racista de plantão, vá, dois toques e você se sente um homem melhor em um mundo melhor. Branco, preto, amarelo. Negar a diferença é o típico obstáculo macroscópico do racismo anti-racismo.
O “suburra” mental dos moralistas de domingo, quando quinta-feira também é domingo. “Black Friday”, para quem quer e pode entender, foi e é apenas o elogio da diferença, o orgulho da diferença, a magnífica riqueza da diferença. Se você não entende, é porque você não pode fazer ou porque faz.
Um título inocente, por mais perfeitamente argumentado por Roberto Perrone, é transformado em veneno por quem tem o veneno dentro.”

Nota da Roma

“Acreditamos que jogadores, clubes, torcedores e mídia devem estar unidos na luta contra o racismo no futebol, e todos temos a responsabilidade de ser precisos com as palavras que escolhemos e com as mensagens que passamos.
Em resposta à manchete ‘Black Friday’ publicada hoje pelo jornal, Milan e Roma decidiram banir o Corriere dello Sport de nossas instalações de treino pelo resto do ano, e nossos jogadores não vão participar de qualquer atividade de imprensa com o jornal durante este período.
Ambos clubes sabem que o artigo associado à manchete ‘Black Friday’ retratou, de fato, uma mensagem antirracista e, por esse motivo, banimos o Corriere dello Sport apenas até janeiro.
Continuamos totalmente comprometidos na luta contra o racismo.
AS Roma e AC Milan”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!