‘Existe amor em SP’: Adolescentes se unem para dar celular a colega e comovem o Brasil

Íris Vitória/Arquivo pessoal

Uma turma de escola se uniu para presentear um colega de sala com um celular. O garoto não tinha condições de comprar o aparelho e, com isso, os alunos fizeram uma vaquinha para levantar o dinheiro e presenteá-lo. O caso aconteceu em São Paulo (SP), no último dia 28, e o vídeo do momento viralizou nas redes sociais.

A ideia partiu da estudante Íris Vitória, de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Charles de Gaulle. “Há alguns meses eu estava na fila da merenda com ele, junto com alguns amigos. Estávamos conversando sobre jogos e perguntamos para o Diogo qual era o favorito dele. Aí ele falou que nenhum, já que não tinha celular nem computador. Ficamos todos chateados com a situação”, relata ao BHAZ.

“Quando cheguei na sala, me informei sobre a situação financeira dele. Uns amigos do Diogo me contaram que ele realmente não tinha condições de comprar um celular, foi aí que tive a ideia. Fiquei muito reflexiva, fiquei pensando em levar essa ideia adiante. Mais de 20 pessoas contribuíram e conseguimos comprar um. O vendedor da loja até deu o chip depois que contei a história”, continua Íris.

Celular para estudos e trabalho

O dia escolhido para a entrega foi o último em que toda a turma estaria junta. “Ele ficou bem emotivo. Depois do vídeo demos um abraço coletivo, ele agradeceu bastante e disse que o celular o ajudaria muito, daqui para frente, nos estudos. Sabemos que hoje em dia a gente usa celular para tudo, é um bem necessário. Quis planejar essa ação pensando mais no futuro dele”, completa.

O estudante Diogo Cristino Silva dos Santos, de 17 anos, conta que ficou muito feliz com o presente e que não esperava. “Eu não tinha condições de comprar um celular, quando eles me entregaram. Fiquei feliz demais, agradeci a todos. Como foi tudo feito em segredo, fiquei bem impressionado, surpreso mesmo”, relata.

Diogo pretende usar o celular para conseguir um emprego e estudar. “Quero fazer um curso técnico em elétrica, mas também quero montar meu currículo, colocar meu número e arranjar trabalho. Já estou usando o celular, é muito bom”, completa.

Nobres gestos

A vice-diretora da escola, Célia Regina Bueno, explica que não é a primeira vez que uma ação desse tipo acontece no local. “Uma turma do 2º ano também presenteou um colega com um celular. Era aniversário dele e, com depressão, pensava que ninguém gostava dele. Ele ficou muito feliz e a mãe dele disso que isso ajudou muito em sua melhora”, explica.

Segundo a vice-diretora, a escola estimula a empatia nos alunos. “Fico mais admirada pois isso não parte da coordenação, e sim dos alunos. A gente tenta sempre estar mexendo com o emocional do aluno, mostrando que a escola tem muitas coisas boas a oferecer. E que, se cada um fizer um gesto, as coisas mudam de verdade”, completa.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!