Home NotíciasBrasilSilvio Santos ignora vitória de mulher negra, premia outra candidata e telespectadores apontam racismo

Silvio Santos ignora vitória de mulher negra, premia outra candidata e telespectadores apontam racismo

Silvio Santos está entre os assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta segunda-feira (9). O motivo é mais uma acusação de atitude racista contra o apresentador que acumula polêmicas. Nesse domingo (8), em um dos quadros do “Programa Silvio Santos”, ele ignorou o placar que apontava a vitória de uma candidata negra e premiou outra candidata, segundo ele, por ser “muito bonita”.

O quadro do programa era uma competição entre cantoras, com a vitória sendo decidida pela votação do público. Jennyfer Oliver venceu com 84% dos votos, mas a alteração das regras após o resultado fez com que parte da audiência enxergasse racismo na escolha de Silvio Santos.

Além de não reconhecer a vitória de Jennyfer, Silvio Santos também interrompeu a apresentação da cantora, alegando que a música era chata. Em um desabafo pelo Instagram, ela explica que quem escolhe as músicas para a atração é a própria produção. “Por que ele barrou justo na minha vez? Eu fiquei super constrangida no momento”, relatou a cantora.

Leia também:  Do antifascismo ao bolsonarismo: Veja os protestos que tomaram o Brasil no fim de semana

No entanto, Jennyfer acredita que não vale a pena correr atrás dos seus direitos, mesmo se sentindo injustiçada. “Não vai adiantar ficar brigando pelo que a gente acha certo. O Silvio vai continuar podre de rico e eu só vou me queimar”, afirmou.

Procurada pelo BHAZ, a assessoria do SBT ainda não se posicionou sobre a situação.

Um histórico de racismo

Essa não é a primeira vez que Silvio Santos é acusado de atitudes racistas em seu programa. Em outra ocasião, uma criança negra falou que queria ser atriz ou cantora, e o apresentador questionou: “com esse cabelo?”. Num outro programa, Silvio falou para uma convidada que ela era muito graciosa, “embora fosse negra”.

Com essa sequência de episódios racistas, a maioria das pessoas que se manifestaram sobre o assunto na internet pedem que alguma providência seja tomada, lembrando que racismo e injúria racial são crimes no Brasil. “O Silvio Santos tem passado dos limites”, escreveu um usuário do Twitter.

Guilherme Gurgel

Guilherme Gurgel

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

Comentários