Silvio Santos ignora vitória de mulher negra, premia outra candidata e telespectadores apontam racismo

SBT/Reprodução

Silvio Santos está entre os assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta segunda-feira (9). O motivo é mais uma acusação de atitude racista contra o apresentador que acumula polêmicas. Nesse domingo (8), em um dos quadros do “Programa Silvio Santos”, ele ignorou o placar que apontava a vitória de uma candidata negra e premiou outra candidata, segundo ele, por ser “muito bonita”.

O quadro do programa era uma competição entre cantoras, com a vitória sendo decidida pela votação do público. Jennyfer Oliver venceu com 84% dos votos, mas a alteração das regras após o resultado fez com que parte da audiência enxergasse racismo na escolha de Silvio Santos.

Além de não reconhecer a vitória de Jennyfer, Silvio Santos também interrompeu a apresentação da cantora, alegando que a música era chata. Em um desabafo pelo Instagram, ela explica que quem escolhe as músicas para a atração é a própria produção. “Por que ele barrou justo na minha vez? Eu fiquei super constrangida no momento”, relatou a cantora.

No entanto, Jennyfer acredita que não vale a pena correr atrás dos seus direitos, mesmo se sentindo injustiçada. “Não vai adiantar ficar brigando pelo que a gente acha certo. O Silvio vai continuar podre de rico e eu só vou me queimar”, afirmou.

Procurada pelo BHAZ, a assessoria do SBT ainda não se posicionou sobre a situação.

Um histórico de racismo

Essa não é a primeira vez que Silvio Santos é acusado de atitudes racistas em seu programa. Em outra ocasião, uma criança negra falou que queria ser atriz ou cantora, e o apresentador questionou: “com esse cabelo?”. Num outro programa, Silvio falou para uma convidada que ela era muito graciosa, “embora fosse negra”.

Com essa sequência de episódios racistas, a maioria das pessoas que se manifestaram sobre o assunto na internet pedem que alguma providência seja tomada, lembrando que racismo e injúria racial são crimes no Brasil. “O Silvio Santos tem passado dos limites”, escreveu um usuário do Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!