Bolsonaro ofende Greta Thunberg, ativista de 16 anos, que retruca com deboche

@GretaThunberg/Twitter/Reprodução + @gretathunberg/Instagram/Reprodução + @jairmessiasbolsonaro/Instagram/Reprodução

A ativista de 16 anos, Greta Thunberg, foi novamente alvo de ataque no Brasil. Após um jornalista do Rio Grande do Norte falar que a adolescente era “histérica” e que “precisa de um homem” e do deputado federal Eduardo Bolsonaro publicar foto falsa para atacá-la, foi a vez do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), direcionar sua artilharia. A sueca, por sua vez, retrucou com um deboche no Twitter.

+ Jornalista ataca adolescente de 16 anos que fez discurso na ONU

“Qual o nome daquela menina lá, lá de fora? Tabata, como é? Greta. Já falou que índios estão morrendo porque estão defendendo a Amazônia. Impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí, uma pirralha”, afirmou Bolsonaro, nesta terça, ao ser questionado sobre assassinatos de indígenas.

Em resposta às ofensas, a adolescente alterou a descrição do perfil que mantém no Twitter para “Pirralha”. Na rede social, os termos “Greta” e “Pirralha” estão entre os mais comentados em todo o mundo.

O ataque de Bolsonaro contra a ativista ambiental foi motivado por algumas declarações dela sobre o assassinato de indígenas brasileiros.

“Estão sendo literalmente assassinados por tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal. Repetidamente. É vergonhoso que o mundo permaneça em silêncio sobre isso”, escreveu Greta, em uma postagem no Twitter.

Greta Thunberg

Aos 16 anos, Greta Thunberg tem sido uma das principais expoentes da defesa do meio ambiente. No Encontro das Nações Unidas deste ano, ela fez um discurso emocionado e chamou os líderes mundiais à responsabilidade com a preservação ambiental.

A resposta da ativista ao presidente brasileiro repercutiu ao redor do mundo. A maioria das pessoas que comentaram o assunto elogiava a resposta da adolescente.

“Greta dando o recado que o deboche é uma arma poderosa. Como não gostar da pirralha?”, escreveu um usuário do Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!