Aluno se recusa a receber material das mãos de professora negra; Universidade Federal investiga racismo

Reprodução/Youtube

A Polícia Civil abriu investigação para apurar denúncia de atitude racista por parte de um aluno contra uma professora, durante uma aula na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira, na segunda-feira (9).

Alguns vídeos mostram o momento em que o estudante do curso de Ciências Sociais se recusa a receber um material da mão da professora Isabel Cristina dos Reis, que é negra. Ela insiste, mas ele é irredutível e continua pedindo que ela coloque o material sobre a mesa para que ele possa pegar.

Depois que a cena se arrastou em meio às negativas do aluno de recolher o material, uma coordenadora da universidade foi chamada e pediu para que ele se retirasse da sala após a professora declarar que não se sentia confortável em continuar com a aula na presença dele.

As imagens foram gravadas por alunos que ficaram indignados com a postura do colega de classe. Testemunhas relataram à universidade que não é a primeira vez que ele tem “manifestações de preconceito racial, de gênero e de homofobia” no meio acadêmico.

Por meio de nota, UFRB declarou que repudia atitudes como essa e informou que “já criou uma comissão para apurar as denúncias encaminhadas por estudantes e professores do Centro, que informam ter presenciado reiteradas manifestações de preconceito racial, de gênero e de homofobia por parte do estudante”, disse em nota.

Leia abaixo, na íntegra, o comunicado da UFRB sobre o ocorrido:

“A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta veemente repúdio às atitudes ofensivas do estudante do curso de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, para com a professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis e outros estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. A instituição já criou uma comissão para apurar as denúncias encaminhadas por estudantes e professores do Centro, que informam ter presenciado reiteradas manifestações de preconceito racial, de gênero e de homofobia por parte do estudante.

A UFRB informa que está tomando as medidas administrativas e jurídicas cabíveis ao caso, de modo a contribuir com a apuração dos fatos ocorridos na noite do dia 9 de dezembro, em sala de aula, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. Após se recusar a receber uma avaliação das mãos da professora, o estudante foi denunciado pelos presentes por ato de preconceito racial, conforme vídeo veiculado em redes sociais.

Como instituição de ensino superior comprometida com os valores democráticos, o respeito à diversidade e implicada com os territórios de identidade em que está presente, a UFRB rechaça todo e qualquer ato de racismo, sexismo, LGBTfobia, intolerância e/ou violência, seja no âmbito acadêmico ou no cotidiano em geral.

A UFRB considera fundamental ao processo formativo na graduação e na pós-graduação o respeito às diferenças para constituir um ambiente de convívio saudável, sem discriminação. Ao mesmo tempo, a instituição manifesta solidariedade à professora e estudantes ofendidos no espaço da Universidade e reafirma seu compromisso em não deixar impunes atitudes desta natureza”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!