Zezé Perrella é demitido do Cruzeiro ‘de surpresa’ e ataca presidente: ‘Biruta de aeroporto’

Bruno Haddad/Cruzeiro

Após ser demitido do cargo de gestor de futebol do Cruzeiro, Zezé Perrella abriu o jogo sobre a situação do clube. Em entrevista concedida nesta quinta-feira (12), o ex-dirigente contou que não esperava a demissão e afirmou que não voltará ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo.

Perrella afirmou que deixa o clube com a consciência tranquila depois de dedicar sua vida toda ao Cruzeiro e alfinetou, inclusive, quem não faz mais parte da diretoria do clube: O ex-vice-presidente Itair Machado e o ex-diretor-geral Sérgio Nonato.

“Eu tenho o sentimento de quem fez a cabeça do Wagner foi o senhor Itair Machado junto com Sérgio Nonato que continuam dando palpites dentro do Cruzeiro. O Wagner é muito influenciado por eles. Isso é um sentimento e o que a gente escuta dentro do clube, mas eu tenho convicção disse, mas foram essas duas pessoas que tiveram várias pessoas ligadas a eles desligadas do clube”, afirmou o ex-dirigente.

Ao afirmar que os ex-membros ainda agem nos bastidores do clube, Perrella torna questionável a explicação que deu em novembro, quando foi flagrado com Nonato e o presidente Wagner Pires de Sá em uma churrascaria. Em nota, o então dirigente explicou a situação. “Sérgio Nonato não é mais funcionário do clube, porém, existem contratos comerciais e outras decisões tomadas por ele que precisamos entender, renegociar ou até renová-los. O ex-funcionário não frequenta mais a sede do clube. Por isso nos reunimos em um ambiente público sem restrição”.

‘Biruta de aeroporto’

Zezé Perrella contou, ainda, que foi pego de surpresa com a demissão, já que Wagner Pires de Sá o havia convencido a continuar no clube no dia anterior. Na entrevista, ficaram claras as desavenças entre o ex-gestor de futebol e o presidente.

“Fiquei surpreso com a decisão, porque ele é uma biruta de aeroporto. Cada hora ele fala uma coisa. Mas ele tem direito. Foi eleito para isso. Inclusive na reunião de ontem, eu sugeri ao presidente Wagner que renunciasse. Falei: Wagner, eu não quero quero continuar no clube, vamos convocar eleições gerais no clube, inclusive para a presidência do Conselho, e você renuncia. Sua presença hoje não é boa para o Cruzeiro. Ele disse que não renunciaria e, junto de outras pessoas, me convenceram a ficar. Então é uma coisa inexplicável que aconteceu ontem”, explicou.

Saída definitiva

Depois da demissão surpresa, Zezé Perrella garantiu que não assumirá outra posição no clube. Na terça-feira (10), ele havia deixado o cargo de presidente do Conselho para se dedicar totalmente à gestão de futebol. Agora, quem assumirá seu lugar será Márcio Rodrigues, ex-vice presidente na gestão Gilvan de Pinho Tavares.

“Eu não volto para a presidência do Conselho, porque parece que estou retaliando, porque o Wagner me desligou. Eu não gostaria de comandar esse processo. Dalai (José Dalai Rocha, novo presidente do Conselho) é uma figura absolutamente equilibrada. Ele vai colocar em votação para afastamento do senhor Wagner e de seus dois vice-presidentes. O Conselho que vai decidir. Se o Conselho achar que o trabalho está maravilhoso, que o Cruzeiro não tem nenhum problema, que continuem. Se entenderem que tem que sair, que saiam logo, para a paz voltar para o Cruzeiro. Eu não volto ao futebol, mas precisamos fazer isso urgente. Cara nova, que não tem desgaste. O Cruzeiro tem que ter paz”.

Dívidas e omissão

Durante a coletiva, Zezé Perrella foi questionado se teria sido omisso como presidente do Conselho e respondeu firmemente: “De maneira nenhuma. Cobrei do Wagner e já o criticava naquela época. Quando assumi, quando tive acesso a determinadas coisas, vi que a coisa era muito mais feia que parecia. O Estatuto nosso tem que ser mudado. O Conselho Fiscal tem mais autonomia que o presidente do Conselho para pedir documentos. Estava de mãos atadas. A gente sabia que tinha problemas, mas não tinha acesso”.

O ex-dirigente também abordou a questão das dívidas do clube, um dos maiores problemas administrativos que o Cruzeiro enfrenta. “O Cruzeiro está tão desorganizado que não temos noção da dívida toda. Mas gira em torno de R$ 700 milhões. Temos também uma ação na Fifa de R$ 60 milhões, que se não for paga até maio, sofreremos sanções graves financeiras”, contou.

‘Já vai tarde’

Para o cruzeirense, que vem se mostrado completamente insatisfeita com a administração do Cruzeiro, a saída de Zezé Perrella é motivo de comemoração. Na quarta-feira (11), a torcida iniciou uma campanha na internet pedindo a renúncia de toda a diretoria do clube.

+ Cruzeirenses reagem e lançam campanha contra diretoria: #SemRenúnciaSemSócio

Apesar de ser um bom início, os torcedores da Raposa ainda não estão satisfeitos só com a saída do dirigente. “Zezé caiu! Quero saber quando essa diretoria corrupta vai sair também! O Cruzeiro precisa de renovação e não de uma continuação de fracasso”, comentou um cruzeirense no Twitter.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!