Andamos na HGT, a opção do Cronos com visual esportivo


Se você procura um sedã compacto com amplo espaço interno, para ocupantes e bagagens, e uma boa oferta de equipamentos, mas não quer um carro com aquela aparência muito família, então o Cronos na versão HGT é uma boa opção, pois ele tem uma “roupagem” externa e interna que o deixa com um visual mais arrojado, menos careta. Mas a pimenta no molho não chega a ser muito picante, já que a mecânica é a mesma das versões intermediárias Drive e Precision, ambas com motor 1.8 de 139cv e câmbio automático de seis marchas.   

Novidade da linha 2020 do Cronos, a opção HGT busca agradar pelo visual. Por fora, o pacote inclui vários itens na cor preta: spoiler na tampa traseira, rodas de liga de 17 polegadas com desenho exclusivo, pneus de perfil baixo, retrovisores, grade frontal maçanetas das portas e logos Fiat. Por dentro, destacam-se o revestimento dos bancos em tecido especial HGT, detalhes na cor preta e imitando cromados, tapetes exclusivos da versão e alguns itens de série interessantes, como quadro de instrumentos de sete polegadas personalizável e logo Fiat no volante na cor preta.

Teto bicolor

Para incrementar mais o visual externo e interno, o cliente pode optar pelo teto bicolor (R$ 500,00) e pelo revestimento dos bancos em couro ecológico (R$ 1.500,00). Fora o atrativo visual da HGT, o sedã agrada pelas qualidades que o sedã já tem em outras opções, como um amplo espaço interno (o Cronos leva cinco adultos sem muito aperto e a capacidade do porta-malas de 525 litros é uma das maiores da categoria, além do bom acesso que tem o compartimento), um bom nível de acabamento interno, uma boa posição de dirigir.

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A opção HGT tem alguns itens de conforto de série interessantes, como a central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque e de boa visualização, com Android Auto e Apple Car Play; o quadro de instrumentos de alta resolução que pode ser personalizado e o ar-condicionado digital. Na lista de equipamentos de segurança, destaque para o monitoramento da pressão dos pneus, os controles de tração e estabilidade, o sistema para fixar cadeiras infantis e assistente de partida em rampa. Pena que deixa de fora os airbags laterais e a câmera de ré, oferecidos como opcionais.

Dupla afinada

A dupla motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas (com possibilidade de trocas junto ao volante), que é a mesma que equipa as opções Drive e Precision, trabalha afinada e tem um desempenho razoável para um sedã dessa categoria. Mas, quando se quer acelerar mais fundo para um boa arrancada ou para retomar a velocidade com mais rapidez, percebe-se que o HGT é mais família, pois o torque demora um pouco a aparecer. O consumo ficou na média. Com gasolina, sem ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 13,5km/l na estrada e de 10,5km/l na cidade.

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A direção está bem calibrada, tanto para manobras como para altas velocidades; a coluna tem regulagens de altura e distância (facilitando encontrar um boa posição de dirigir) e o volante tem boa pega, abrigando os comandos do som e do telefone para facilitar a vida do motorista. A suspensão também tem um acerto mais família, voltado para o conforto, mas os pneus de perfil mais baixo ajudam melhorar a estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.747cm³ de cilindrada, 16V, flex, aspirado, que gera potências de 135cv (gasolina) e de 139cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 18,8kgfm (gasolina) e de 19,3kgfm (etanol) a 3.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,36m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,52m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R17

Tanque – 48 litros

Porta-malas – 525 litros

Peso – 1.271 litros

Principais equipamentos de série – Segunda porta USB para o banco traseiro, alarme, ar-condicionado digital, central multimídia UCONNECT com tela de sete polegadas do tipo touchscreen, com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz; computador de bordo, controles de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistência de partida em rampa, predisposição para rádio, rodas de liga de 17 polegadas com desenho exclusivo na cor preta, quadro de instrumentos de alta resolução TFT de sete polegadas personalizável, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, spoiler na tampa traseira, monitoramento da pressão dos pneus, coluna de direção com ajuste de distância e altura e volante com comandos de rádio e telefone.

Opcionais – Kit tech (retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, keyless entry’n’go e sensores de chuva e crepuscular), R$ 2.000; bancos revestidos em couro ecológico, R$1.500; câmera de ré, R$ 700; Pack Bicolor, R$ 500; e airbags laterais dianteiros, R$ 2.500.

Preços – R$ 78.490. Com todos os opcionais, incluindo pintura perolizada, R$ 86.490.



Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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