Home ColunasPlanejamento tributário! Esta é a hora

Planejamento tributário! Esta é a hora

Para os empreendedores de plantão, dezembro é um mês diferente em quase todos os segmentos: aumento considerável de receitas, mas também aumento considerável nas despesas. Dezembro é o momento de festejar com o time todas as conquistar e tirar aprendizado das derrotas do ano, verificar as metas, férias coletivas e por aí vai.

Muitos empreendedores aproveitam o mês dezembro para traçar as metas do ano seguinte e elaborar o famoso orçamento anual. Nele vai projetar sua expectativa de faturamento e o quanto pretende gastar durante o ano, mas uma parte importante para qualquer negócio muitas vezes é esquecida nesse momento: o planejamento tributário. Pelo fato de muitos empreendedores não terem um conhecimento profundo sobre o tema, acabam se esquecendo de considerar os impactos tributários em seu planejamento.

Independentemente do tamanho da sua empresa, você deve sempre se atentar aos limites de cada regime tributário. Exemplo: como o MEI (Micro Empreendedor Individual) só pode faturar até R$ 81 mil ao ano, se já ultrapassou o limite ou pretende ultrapassar em breve, vale muito a pena considerar já iniciar o ano seguinte um outro regime tributário. Essa alteração afetará diretamente no seu preço de venda e em sua margem de lucro.

A melhor forma de saber qual o melhor regime tributário que se encaixa ao seu negócio é através do planejamento tributário e, para isso, procure um contador. É o profissional indicado para te auxiliar na montagem do melhor planejamento para o seu negócio e na tomada de decisão.

Existem diversas variáveis a serem consideradas em um planejamento tributário e, justamente por esse motivo, o auxílio de um contador pode evitar erros. Exceto no caso do MEI – que pode alterar seu regime tributário em qualquer época do ano -, todos os outros regimes tributários só podem ser alterados no mês de janeiro. Então, uma escolha errada no início do ano te obrigará a ficar no regime escolhido durante todo o ano, mesmo que este esteja pesando o seu orçamento.

Por todos esses motivos citados, dezembro é o melhor mês para se elaborar o planejamento tributário para o próximo ano. Procure um contador de sua confiança e trabalhe com ele a maneira mais saudável de reduzir sua carga tributária.

Adeilson Mendes

Adeilson Mendes

Adeilson Mendes é pós-graduado MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, especialista em Lucratividade, empresário, escritor, palestrante e diretor da E2BH Consultoria Financeira. Dedica-se em compartilhar conhecimento como forma de nutrir nos jovens o interesse com foco no empreendedorismo e na inteligência financeira como alternativa de desenvolvimento sustentável. Tem como propósito: apoiar sonhos, compartilhar valores e contabilizar resultados plenos.

Comentários