Jornalistas que divulgaram irregularidades no Cruzeiro são atacados em faixas na Cristiano Machado

@marcellus_madu/Twitter/Reprodução

As denúncias de irregularidades nos bastidores do Cruzeiro por jornalistas da Globo foram celebradas por muitos cruzeirenses insatisfeitos com a falta de transparência do clube, mas também desagradaram parte da torcida. A avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, amanheceu nesta quinta-feira (19) com faixas que atacam esses jornalistas e nomes ligados ao Cruzeiro.

Os responsáveis pela reportagem do Fantástico que expuseram acusações de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica por parte da diretoria do Cruzeiro, Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo, foram os jornalistas atacados. Faixas com os dizeres “Rodrigo Capelo, vai tomar no c…” e “Gabriela Moreira, quanto você ganhou? Safada” foram exibidas contra os repórteres.

+ ‘Mensalão cabuloso’: Cruzeiro é investigado por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Em novembro, Rodrigo Capelo também publicou em seu blog no GloboEsporte.com a denúncia de que o Cruzeiro remunerava três jornalistas que defendiam a administração do time nas redes sociais.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SPJMG) se posicionou em defesa dos repórteres. “As faixas são desrespeitosas e violentas, mas servem também como mais uma prova do bom trabalho que fizeram. Jornalismo serve para incomodar quem está no poder e não é feito para agradar torcidas”, diz um trecho do comunicado, disponível na íntegra abaixo.

+ Mais polêmica: Cruzeiro pagava jornalistas que defendiam a diretoria na mídia

Além dos jornalistas, outros nomes foram citados: Sérgio Nonato, ex-diretor geral do Cruzeiro, e Sérgio Santos Rodrigues, conselheiro do clube também foram alvos de críticas. Nas faixas, estavam exibidos os dizeres “Serginho safado” e “Sérgio Rodrigues some do meu Cruzeiro”.

Repúdio da torcida

Os torcedores cruzeirenses, que em grande parte apoiam a exposição da corrupção na gestão do time, se manifestaram contra as faixas. Alguns suspeitam, inclusive, que elas tenham sido estendidas por pessoas ligadas à diretoria, e não por torcedores.

“Quem fez isso são os bandidos que saquearam o Cruzeiro. A torcida tem que apoiar e dar os parabéns ao Rodrigo Capelo e Gabi Moreira.. MEU MUITO OBRIGADO por ter revelado todas as sujeiras escondidas”, comentou uma página cruzeirense no Twitter.

Nota do SPJMG

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SPJMG) é solidário aos jornalistas que foram ofendidos por faixas espalhadas hoje (19/12) em Belo Horizonte. Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo fizeram um excelente trabalho jornalístico denunciando as irregularidades da gestão do Cruzeiro Esporte Clube. As faixas são desrespeitosas e violentas, mas servem também como mais uma prova do bom trabalho que fizeram. Jornalismo serve para incomodar quem está no poder e não é feito para agradar torcidas”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!