Marmitinhas de Luz! Voluntários distribuem alimento – e afeto – para centenas em BH (e você pode ajudar)

Reprodução/Instagram

Em meio a tantas notícias pesadas que acompanhamos no dia a dia, é renovador saber de boas ações acontecendo pela cidade, não é?! E o projeto Marmitinhas de Luz, realizado em BH, merece destaque! Os voluntários distribuem centenas de marmitas a moradores de rua, aos sábados, e precisam da sua ajuda para seguir – e ampliar – com o projeto.

O despachante Rodrigo Thadeu, de 39 anos, é coordenador do Marmitinhas, criado há 3 anos e meio, em junho de 2016. “Começou com minha mãe, minha esposa e eu, em um apartamento no Buritis (região Oeste de BH). No início, eram 50 marmitas e a gente saía distribuindo pelo bairro”, conta.

Ele explica que, aos poucos, algumas pessoas foram tomando conhecimento e se juntaram para ajudar. “Mudamos para uma casa no Padre Eustáquio, onde a gente tinha mais espaço. Começamos a comprar panelas, ter mais utensílios e começou a surgir pessoas aderindo ao projeto”.

Hoje, no bairro Santa Terezinha, o Marmitinhas da Luz tem uma boa estrutura para produzir as marmitas. São cinco voluntários fixos, que todos os sábados produzem de 300 a 400 refeições. Também são distribuídos sucos de laranja e bananas. “Temos um espaço com três fogões industriais, freezer, espremedor de laranja, liquidificador industrial e bebedouro de 100 litros com água gelada”, esclarece Rodrigo.

Mas, segundo ele, para chegar até este ponto não foi fácil. “Fomos montando tudo isso aos poucos. Além das doações, grande parte da estrutura foi montada com nosso dinheiro mesmo e muito esforço”, diz.

“Fazemos como se fosse um almoço de domingo na nossa casa. Para o macarrão, por exemplo, fazemos um molho caseiro, diretamente com os tomates. Para quem receber essa marmita comer do melhor, como nós comemos em casa”, complementa Rodrigo.

Bora ajudar?

As marmitas são distribuídas pelas regiões da Lagoinha e Pedreira Prado Lopes. Para seguir com o trabalho, Rodrigo explica que precisam de doações em dinheiro e mais pessoas ajudando. “Graças a Deus temos muitas doações de arroz, feijão, macarrão, óleo, as coisas não perecíveis. Mas sempre precisamos de dinheiro para os outros mantimentos”.

E completa: “Para conseguirmos ajudar mais pessoas, precisamos de mais gente ajudando também. Nem sempre tem pessoas disponíveis.”

Questionado sobre a motivação para seguir com a ação, Rodrigo conta, emocionado: “É uma honra poder servir e ajudar o próximo. É indescritível! Não tem preço ver a gratidão da pessoas ao você dar a ela o que é básico. Um misto de alegria e bênção”.

Para ajudar o projeto, você pode entrar em contato com o coordenador Rodrigo Thadeu, pelo telefone (31) 98862-4600.

Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!