ATUALIZAÇÃO: Reportagem atualizada às 13h50 do dia 30 de dezembro de 2019, com o posicionamento da 99POP e atualização da Polícia Civil de Minas Gerais.
Uma motorista de aplicativo se recusou a realizar uma corrida para uma jovem de 18 anos e seu pai, de 47, no bairro Esplanada, região Leste de Belo Horizonte, na tarde desse sábado (28). A família registrou queixa por injúria racial.
Ao BHAZ, a estudante Ariane Cristina Abdon Silva disse que, por volta das 14h50, solicitou um carro pelo aplicativo 99POP. A passageira estava junto com o pai quando o veículo chegou no local de partida.
“A gente iria para a casa da minha avó, eu e meu pai. Quando ele ia entrar no carro, ela simplesmente começou a olhar para gente com cara de nojo. Aí ela, que é branca e loira, virou para o meu pai e disse assim: ‘o senhor não levo, não'”, explica.
Neste momento, o pai de Ariane já estava com uma das mãos na porta, para entrar no veículo. Antes que ele pudesse entrar, segundo a vítima, a mulher trancou as portas, arrancou o veículo e cancelou a corrida. A vítima contou que ficou muito constrangida com a situação, já que muitas pessoas estavam na rua.
‘Humilhado’
“Eu fiquei muito chateada com a situação, tinha uns vizinhos na rua, viram tudo e também não entenderam. Meu pai ficou bem triste, se sentiu humilhado com tudo isso. Nós somos negros, nunca aconteceu isso com a gente, estávamos até bem vestidos, arrumados”, conta a estudante.
A jovem foi até a PM, registrou queixa e afirma que processará a motorista. “Ontem foi com a a gente, mas amanhã pode ser com outra pessoa. Foi uma atitude racista, que não vou deixar passar impune”, completa.
De acordo com a Polícia Civil, “será instaurado inquérito policial para a apuração dos fatos. As vítimas serão ouvidas nos próximos dias e serão realizados os demais procedimentos pertinentes a investigação”.
Por meio de nota, a 99POP informou ao BHAZ que “bloqueou, imediatamente, motorista parceira do aplicativo e mobilizou uma equipe para entrar em contato com as vítimas e oferecer suporte e acolhimento necessários.
A empresa também declarou que lamenta a situação e que repudia qualquer tipo de discriminação e que “oferece aos motoristas parceiros uma plataforma de conscientização, com um pacote gratuito de cursos online e presencial sobre racismo, homofobia e outras formas de preconceito“, disse.
Nota da 99POP na íntegra
“A 99 informa que recebeu a grave denúncia e bloqueou imediatamente a motorista parceira da plataforma, bem como mobilizou uma equipe que está em contato com a vítima para oferecer todo o suporte e acolhimento necessários. A empresa lamenta profundamente a situação e está disponível para colaborar com a investigação da polícia.
A empresa repudia veementemente qualquer tipo de discriminação e comportamentos que vão contra os Termos de Uso da Plataforma, medidas corretivas podem e são adotadas pela empresa.
Passageiros e motoristas que tenham sofrido qualquer forma de discriminação devem reportar imediatamente para a empresa, por meio de seu app, ou no telefone 0800-888-8999, para que o acolhimento e suporte necessários sejam oferecidos, além das medidas corretivas e colaboração com a investigação da polícia. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cuidar exclusivamente da proteção dos usuários, sejam eles motoristas ou passageiros.
A 99 oferece aos motoristas parceiros uma plataforma de conscientização, com um pacote gratuito de cursos online e presencial sobre racismo, homofobia e outras formas de preconceito”.