2020 de resultados!

FOTO ILUSTRATIVA (Reprodução/Prettyphoto)

Fim de ano é tempo de colocar na balança tudo aquilo que foi feito, repensar nossa trajetória e refletir sobre como podemos melhorar no futuro. Esse ano, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, diante de uma pandemia e da pior crise da história de Minas Gerais, registramos resultados importantes.

Em 2020, mesmo em um cenário negativo influenciado pela pandemia da Covid-19, atingimos o recorde de investimentos de quase 90 bilhões de reais. Empresas como Grupo Petrópolis, Tiberina, Alpargatas, Ambev e Grupo Lactalis iniciaram operações em Minas esse ano. Ainda no quarto trimestre, juntaram-se a esses investidores dois líderes do mercado de e-commerce, a Amazon e o Mercado Livre, que anunciaram a implantação de centros de distribuição no estado, incluindo Minas Gerais na rota de expansão das multinacionais.

Nossa economia é a mais dinâmica entre os estados brasileiros: em apenas dois anos, já atraímos três vezes mais investimentos que em todo o período da gestão anterior. Essa mesma gestão pública séria e eficiente permitiu, também, dar maior previsibilidade ao pagamento de salário dos servidores, além de regularizar os repasses de ICMS, IPVA e Fundeb às prefeituras.

Como meta de políticas de desburocratização, o Governo Zema eliminou 140 normas e pelo menos 600 tipos de alvarás de funcionamento, facilitando principalmente o trabalho dos pequenos empreendedores. O objetivo é simplificar a vida do cidadão que, antes, dependia de processos extremamente burocráticos. Nesse sentido, o governo ainda impediu recentemente o reajuste em 22% de taxas estaduais, como a taxa de licenciamento de veículos, após conseguir aprovação de projeto na Assembleia Legislativa.

Um dos maiores lançamentos, o Guia Municipal da Liberdade Econômica, produzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), é uma iniciativa pioneira para nortear os 853 municípios mineiros quanto à implementação dos princípios da Lei de Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019). A meta é simplificar ações de ampliação de negócios e transformar Minas Gerais no estado mais livre para se empreender do Brasil.

Em mais um ano, este especialmente difícil, não medimos esforços para buscar entregar para o cidadão sempre o melhor. É isso que nos move! Por isso, desejo que em 2021 tenhamos muita saúde e ainda mais coragem para realizar todos os nossos propósitos. Juntos, com muita dedicação e planejamento, continuaremos a transformar nossa querida Minas Gerais.

Com a sensação de missão cumprida, encerro 2020 com uma vontade ainda maior de gerar resultados positivos para os mineiros e de reposicionar Minas como destaque de crescimento econômico e social. Nos vemos em 2021 para começar com o pé direito.

Feliz ano novo!

Laura Serrano[email protected]

Laura Serrano é deputada estadual eleita com 33.813 votos pelo partido Novo. Economista, Mestre pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em controladoria e Finanças e graduada pela UFMG com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!