Uma desastrosa retrospectiva

Reprodução/Facebook/Jair Bolsonaro

Por Rodolpho Barreto Sampaio Júnior*

Largar a esposa sozinha e viajar para a praia durante a passagem do ano é a cara de Seu Jair. Assim como xingar de energúmeno o patrono da educação brasileira ou de pirralha a adolescente escolhida como personalidade do ano pela revista Time. Isso tudo é muito fácil para quem não demorou para reconhecer não ter nascido para ser presidente.

+ Bolsonaro ‘força’ rosto de garoto ao tirar foto e afirma: ‘Curei o moleque, ia ser petista’

Seu Jair é o deseducado que manda os outros ficarem quietos enquanto ele está falando, que ofende jornalistas e que ataca o repórter dizendo que ele tem uma cara de homossexual terrível.

Seu Jair é o desagradável que deseja um feliz natal mesmo sem carne para algumas pessoas, que vira na marra o rosto da criança para a fotografia, que elogia o nada brilhante coronel torturador e que tem saudades da ditadura.

Seu Jair é o deselegante que ofende o presidente e a primeira-dama de um país amigo, que dá bolo no chanceler para cortar o cabelo, que xinga a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos e que desonra a memória de seu pai.

Seu Jair é o dissimulado que promete a cadeira do Supremo Tribunal Federal para o magistrado que vai julgar seu principal oponente, que abandona o partido que o acolheu e que faz cara de paisagem diante dos escândalos de corrupção envolvendo seu ministro do meio-ambiente.

Seu Jair é o demagogo que não vê mal no trabalho infantil, que abranda o combate ao trabalho escravo, que responsabiliza os negros pela escravidão e que apresentou e sancionou a reforma que reduziu a pensão de órfãos e viúvas.

Seu Jair é o desinteligente que extinguiu o Ministério da Cultura, que nega as mudanças climáticas, que investe contra a cultura dos povos indígenas, que nega o racismo, defende a censura e perdoa o Holocausto.

Seu Jair é o desabusado que ameaça não renovar a concessão do canal de televisão que o critica, que cancela a assinatura do jornal mais vendido do País e ameaça os seus anunciantes, que foge dos repórteres e que somente responde o que lhe convém.

Seu Jair é o desacreditado que divulga fake news, que atribui a Leonardo DiCaprio e às organizações não governamentais a responsabilidade pelos incêndios nas florestas e que nega, ignora, distorce e retorce os fatos e a história.

Se Jair é o destrambelhado que pôs à prova a democracia. Que levou as instituições a reagir a suas tentativas autoritárias, que levou os estudantes e professores às ruas, que silencia após o primeiro atentado terrorista desde a redemocratização, que teve menor número de medidas provisórias convertidas em lei desde a vigência da Constituição de 88 e que termina o ano com a credibilidade e a popularidade em baixa.

Mas nem tudo é desastroso nesta retrospectiva. Em um desgoverno em que apontar os erros é fácil, mas é difícil apontar os acertos, pode-se comemorar que o primeiro ano já passou. Agora, só faltam três!

* Rodolpho Barreto Sampaio Júnior é doutor em direito e professor universitário. Foi o primeiro presidente da Comissão de Direito Civil da OAB/MG e é membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Rodolpho Barreto Sampaio Júnior[email protected]

Rodolpho Barreto Sampaio Júnior é doutor em direito civil, professor universitário, Diretor Científico da ABDC – Academia Brasileira de Direito Civil e associado ao IAMG – Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Foi presidente da Comissão de Direito Civil da OAB/MG. Apresentador do podcast “O direito ao Avesso”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!