Confira o teste do Peugeot 2008 na versão Griffe 1.6 aspirada


Andamos na versão topo de linha do SUV compacto da Peugeot com motor aspirado 1.6 e câmbio automático de seis marchas, que apresenta performance e consumo apenas razoáveis (existe a opção Griffe com motor turbo 1.6 THP, que é mais cara e acrescenta a função grip control). Além da frente com novo visual, que foi inspirado nos “irmãos maiores” 3008 e 5008 e deixou o modelo mais moderno, o 2008 Griffe 1.6 tem uma lista interessante de equipamentos de segurança e conforto, acabamento interno de boa qualidade e bons acertos de direção e suspensão.

As mudanças no visual do novo Peugeot 2008 se concentram basicamente na frente, com destaques para a nova grade frontal, que ficou mais verticalizada e ganhou acabamento em preto Ônix e elementos tridimensionais, com o emblema do leão ao centro; para o capô mais horizontalizado; para o para-choque redesenhado, que aumentou o ângulo de ataque (importante para transpor quebra-molas, buracos, estradas de terra de piso ruim etc.), para os faróis afilados que, segundo a marca, lembram as pupilas de um leão e com luzes diurnas em LED e para as molduras pronunciadas que abrigam as luzes de neblina.

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Na lateral, as alterações são mínimas. A linha de cintura elevada continua realçando a característica esportiva do 2008, assim como os protetores plásticos (nas soleiras laterais, nas caixas de roda e nos para-lamas dianteiro e traseiro) que buscam ressaltar o aspecto aventureiro do SUV compacto.

Acabamento diamantado

Os grandes destaques ficam para as novas e bonitas rodas de liga de 16 polegadas, com acabamento diamantado, que dão mais um toque de elegância e esportividade; para as molduras pretas dos vidros e para as barras de teto em preto Ônix.

A traseira é a mesma e chamam a atenção as novas luzes de LED das lanternas.

Ao entrar no 2008 Griffe, percebe-se rapidamente o bom aspecto do acabamento, com materiais de boa qualidade e bem montados.

Cromados e black piano

Chamam a atenção os detalhes cromados nas molduras das saídas de ar, na central multimídia e nas portas; o acabamento em black piano na moldura do quadro de instrumentos e no console central; e o revestimento em couro e tecido dos bancos.

Outro ponto positivo é o conceito i-Cockpit, que inclui posição de dirigir mais elevada e intuitiva, volante menor, instrumentos situados no capo de visão do motorista e acesso fácil aos comandos presentes no painel de no volante.

Em termos de equipamentos, a lista de série da opção Griffe inclui itens interessantes de segurança e conforto, como seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital e de duas zonas, câmera de ré (muito útil para evitar acidentes em manobras), porta-luvas refrigerado (mantém aquela garrafa de água mineral no ponto); central multimídia bem completa (possui os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o espelhamento do celular), acendimento automático dos faróis e acionamento automático dos limpadores do para-brisa.

O espaço interno tanto para passageiros como para bagagens é apenas razoável.

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O motor 1.6 trabalha em boa sintonia com o câmbio automático de seis velocidades.

Função Eco

A dupla dá conta do recado, sem muita empolgação e sem gastar muito: com gasolina, apenas o motorista, sem ar, o computador registrou médias na estrada em torno de 14km/l. Na cidade, nas mesmas condições e com a função Eco acionada, a média girou em torno de 10km/l.

Para manter um bom ritmo é preciso colocar no modo Sport e manter os giros mais altos. Mesmo com a altura elevada, a suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade. A direção também é bem calibrada.

 Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.587cm³ de cilindrada, 16 válvulas, variador de fase no comando da admissão, flex, que gera potências de 115cv (gasolina) e 118cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 16,1kgfm (gasolina) e 16,3kgfm (etanol) a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,15m; largura, 1,73m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,54m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16

Porta-malas – 402 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.212 quilos

Principais equipamentos de série – Teto de vidro panorâmico, volante revestido em couro, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), faróis de neblina dianteiros, indicação de mudança de marcha (GSI), porta-luvas refrigerado, chave do tipo canivete, controle automático de velocidade, acendimento automático dos faróis, acionamento automático do limpador de para-brisas, volante com comandos para rádio e Bluetooth, central multimídia com AndroidAuto e CarPlay e tela do tipo touchscreen de sete polegadas, ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga de 16 polegadas diamantadas.

Preço – R$ 90.990.



Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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