Legista da USP desembarca em BH para investigar síndrome misteriosa

Reprodução/Streetview + Marcos Santos/USP

Um médico-legista da USP (Universidade de São Paulo) desembarcou em Belo Horizonte para ajudar na investigação da síndrome misteriosa que já acometeu oito pessoas em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Civil, o médico, cujo nome ainda não foi divulgado, é especialista em necropsias de mortes por epidemiologia e trabalhará com a equipe responsável pela necropsia do primeiro paciente que morreu após contrair a enfermidade.

+ Paciente internado com doença ‘misteriosa’ morre em Minas; caso é investigado

O homem de 55 anos, identificado como Paschoal Demartini Filho, morreu na última terça-feira (7). O corpo dele chegou ao IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte nesta quarta-feira (8), já passou por alguns exames de necropsia e agora aguarda a chegada do legista de São Paulo.

A Polícia Civil informou ainda que está trabalhando para identificar se a morte de Paschoal tem indícios de crime e se as ocorrências da doença misteriosa registradas até agora têm relação entre si. Amostras de bebidas foram encaminhadas para análise no Instituto de Criminalística.

+ Buritis tem dois novos casos de síndrome misteriosa que já matou uma pessoa em Minas

Ainda no início da semana, o Ministério da Saúde já havia enviado especialistas a Belo Horizonte para trabalhar no caso. A ajuda foi solicitada pela SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais) por conta da falta de informações relacionadas à doença. Em nota técnica publicada nesta quarta-feira (8), o órgão informou ainda que a Funed (Fundação Ezequiel Dias) também está realizando exames laboratoriais para tentar descobrir a origem da doença.

+ BH é provável local de contaminação por doença ‘misteriosa’; especialistas desembarcam na capital

A nota, feita pela SES-MG para orientar os profissionais da área da saúde sobre como lidar com a situação, define o caso como indivíduo que, a partir de 1 de dezembro de 2019, manifestou sintomas gastrointestinais, como náusea, vômito e/ou dor abdominal associado a insuficiência renal grave de evolução rápida, em até 72 horas, seguida de uma ou mais alterações neurológicas, entre elas paralisia facial, borramento visual e perda parcial ou total da visão.

Até agora, foram notificados nove casos ao todo, com uma morte e um caso descartado por não apresentar sintomas semelhantes aos demais e porque o paciente apresentava histórico de doença renal. Todas as vítimas são homens, com idades entre 23 e 76 anos, internados em hospitais da região metropolitana de BH, com exceção da vítima de Juiz de Fora.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!