BH terá pontos de coleta para consumidores que compraram Belorizontina

Arquivo Pessoal/Renato Teixeira + Divulgação/Instagram/@cervejariabacker

A partir da segunda-feira (13), Belo Horizonte terá nove pontos de coleta para consumidores que comparam a cerveja Belorizontina, da Backer. O produto é investigado por associação a “síndrome misteriosa” que já hospitalizou oito pessoas e causou uma morte em Minas.

Os moradores da capital que possuem o produto para consumo próprio poderão entregar a bebida para a prefeitura. Os produtos ficarão sob custódia da Secretaria Municipal de Saúde e serão usadas na investigação do caso.

Em nota (confira na íntegra abaixo), a PBH informou que as cervejas de qualquer lote serão recolhidas. Entretanto, não serão recebidos produtos de bares, restaurantes e supermercados, apenas consumidores finais.

Pontos de coleta

A entrega dos produtos poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:

Barreiro: Avenida Olinto Meireles, 327 – Barreiro
Centro-Sul: Avenida Augusto de Lima, 30, 14ª andar – Centro
Leste: Rua Salinas, 1.447 – Santa Tereza
Nordeste: Rua Queluzita, 45 – Bairro São Paulo
Noroeste: Rua Peçanha, 144, 5º andar – Carlos Prates
Norte: Rua Pastor Murilo Cassete, 85 – São Bernardo
Oeste: Avenida Silva Lobo, 1.280, 5º andar – Nova Granada
Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 7.596 – São Luiz
Venda Nova: Avenida Vilarinho, 1.300, 2º Piso – Parque São Pedro

Backer

Em comunicado (leia abaixo), a Backer disse que também está recolhendo as cervejas da marca Belorizontina. “A cervejaria informa que os lotes L1-1348 e L2-1348 serão recolhidos diretamente nos domicílios dos consumidores, em horário agendado”, afirma.

Os clientes devem entrar em contato com a empresa pelo número: (31) 99536-4042, exclusivo para esse procedimento. “A cervejaria aguarda a conclusão das investigações e reforça seu compromisso com a qualidade dos seus produtos”.

Supermercados

Os supermercados de Minas Gerais estão sendo orientados a retirar os lotes da cerveja Belorizontina de cirulação. Em nota, a Amis (Associação Mineira de Supermercados), pede para que a medida seja tomada até as as investigações sejam concluídas.

“Por medidas de segurança, a Associação Mineira de Supermercados informa que está orientado os supermercados do Estado para realizarem a retirada dos lotes da marca Belorizontina que estão sob investigação até que os fatos sejam apurados”, diz o texto na íntegra.

Investigação

Nessa quinta-feira (9), a Polícia Civil encontrou uma substância tóxica, identificada como dietilenoglicol, em dois lotes ( L11348 e L21348) da cerveja produzida pela Backer.

Ainda na noite de ontem Backer reforçou (aqui) que não utiliza a substância no processo de produção da cerveja. “Por precaução, os lotes em questão – L1 1348 e L2 1348 – citados pela Polícia Civil, e recolhidos na residência dos consumidores citados, serão retirados imediatamente de circulação, caso ainda haja algum remanescente no mercado. A Cervejaria Backer continua à disposição das autoridades para contribuir com a investigação e tem total interesse que as causas sejam apuradas, até a conclusão dos laudos e investigação”

Exames preliminares realizados pela Seção Técnica de Física e Química Legal, da Polícia Civil de Minas Gerais, em duas amostras de cerveja da marca Belorizontina apontaram a presença da substância dietilenoglicol em dois lotes do produto. As garrafas foram entregues lacradas para os peritos após serem recolhidas pela Vigilância Sanitária de Belo Horizonte nas casas de consumidores que passaram mal.

+ Laudo preliminar encontra substância tóxica em amostras de cerveja da Backer

O consumo da marca de cerveja Belorizontina é apontado como ponto em comum entre pacientes internados com a chamada “síndrome misteriosa” que já afetou oito pessoas em Minas Gerais e levou uma delas a óbito. A Backer se manifestou negando o uso de detilenoglicol, substância tóxica identificada pela Polícia Civil nas cervejas.

+ Consumo de cerveja é ponto em comum entre pacientes; Backer nega uso de dietilenoglicol

Nota da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta segunda-feira, dia 13, receberá cervejas da marca “Belorizontina”, de qualquer lote, de moradores de Belo Horizonte que possuam o produto para consumo próprio. Não serão recebidos produtos de bares, restaurantes e supermercados. O material ficará sob custódia da Secretaria Municipal de Saúde para encaminhamento das investigações necessárias.

A entrega deve ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:
Barreiro: Avenida Olinto Meireles, 327 – Barreiro
Centro-Sul: Avenida Augusto de Lima, 30, 14ª andar – Centro
Leste: Rua Salinas, 1.447 – Santa Tereza
Nordeste: Rua Queluzita, 45 – Bairro São Paulo
Noroeste: Rua Peçanha, 144, 5º andar – Carlos Prates
Norte: Rua Pastor Murilo Cassete, 85 – São Bernardo
Oeste: Avenida Silva Lobo, 1.280, 5º andar – Nova Granada
Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 7.596 – São Luiz
Venda Nova: Avenida Vilarinho, 1.300, 2º Piso – Parque São Pedro

Comunicado da Backer

“A Backer reforça que a substância dietilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa do processo de fabricação de seus produtos, inclusive da Belorizontina.

E reitera que continua colaborando com as autoridades e que se solidariza com as famílias envolvidas.

A cervejaria informa que os lotes L1-1348 e L2-1348 serão recolhidos diretamente nos domicílios dos consumidores, em horário agendado.

Para isso, os clientes devem ligar para o telefone (31) 99536-4042, exclusivo para esse procedimento.

A cervejaria aguarda a conclusão das investigações e reforça seu compromisso com a qualidade dos seus produtos”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!