Confira as dicas de parques para você conhecer no estado do Rio de Janeiro

Reprodução/ICMBio

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

O Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo Redentor, é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. O parque oferece várias atrações imperdíveis, entre elas vários mirantes que dão uma visão privilegiada para a cidade do Rio de Janeiro.

A atração na região Norte do estado do Rio de Janeiro é o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba que possui 44 quilômetros de praias e 18 lagoas costeiras de rara beleza. As atrações são as caminhadas, mergulhos e passeios de caiaque.

O paraíso dos montanhistas brasileiros fica na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos com os picos Dedo de Deus e Agulha do Diabo. Esses locais são ideais para a prática da escalada. O parque tem até trilha acessível para os cadeirantes.

O Parque Nacional do Itatiaia está localizado mais ao Sul desta região. Os atrativos tanto na parte alta quanto na parte baixa, são as trilhas, escaladas e caminhadas.

Nesta região, na descida da serra, fica o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Dentro do parque há picos, cachoeiras e mirantes bem como praias de beleza única e cercada pela Mata Atlântica.

Localização do parque

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.

A unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra.  A melhor forma de conhecer esses parques é optar pelos hotéis e pousadas em Penedo, distrito de Itatiaia.