Home Guia BHAZ BH terá exposição gratuita do segundo maior museu egípcio do mundo

BH terá exposição gratuita do segundo maior museu egípcio do mundo

Belo Horizonte vai receber neste ano a exposição “Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade”, que trará ao Brasil peças do Museu Egípcio de Turim, segundo maior museu do mundo dedicado ao Egito Antigo. A exposição, que já passou por Brasília e Rio de Janeiro, chega a BH em setembro, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

A mostra é gratuita, reúne 140 peças e será dividida em três partes. Aspectos da historiografia geral do Egito Antigo serão apresentados de forma didática e interativa, por meio de esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, um Livro dos Mortos em papiro, objetos litúrgicos e ostracons, que são fragmentos de cerâmica ou pedra que eram usados para escrever mensagens oficiais.

Além disso, que for à exposição também vai poder ver de perto sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia. Para o público entender melhor em qual contexto os objetos eram usados, haverá uma réplica da tumba de Nefertari e uma pirâmide cenográfica de seis metros de altura.

“Organizamos as obras em diversos recortes, diferentes instâncias, ultrapassando limites temporais e regionais”, contou Pieter Tjabbes, curador da mostra junto com Paolo Marini. Ele ainda contou que a ideia é possibilitar ao público um entendimento qualificado sobre a cultura egípcia.

A mostra ficará aberta ao público do dia 16 de setembro até 23 de novembro.

Exposição Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade

Onde? Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Quando? 16 de setembro a 23 de novembro

Quanto? GRATUITO

Mais informações? Ligue (31) 3431-9400

Comentários