Calendário de matrículas na rede estadual é alterado; confira novas datas

Reprodução/SEE-MG + Rafael Fernandes/SEE-MG

O Governo de Minas, por meio da SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação), alterou o calendário de matrícula na rede estadual de ensino, após problemas na divulgação da lista de chamada dos alunos. Agora, a previsão é de que o chamamento seja divulgado nesta terça (14).

O documento seria publicado pelo Estado na última sexta-feira (10), mas não foi disponibilizado. Ao longo do fim de semana, quem tentou acessar o documento se deparou com uma mensagem de erro.

“A Secretaria de Estado de Educação informa que a primeira chamada de encaminhamentos de estudantes está em ajustes finais para garantir o melhor atendimento dos atuais e futuros alunos da rede estadual de minas gerais. retorne ao longo do final de semana”, dizia a mensagem.

Mensagem exibida pelo site ao longo do final de semana (Reprodução/SEE-MG)

Com isso, a data de divulgação da lista foi alterada, assim como o prazo de confirmação de matrícula nas escolas. “A SEE-MG garante que todos os alunos interessados em ingressar da rede estadual de ensino serão atendidos e afirma que data do início do ano letivo está mantida”, diz a secretaria, em nota (veja na íntegra abaixo).

Assim ficam as novas datas:

Dia 14 de janeiro– Divulgação da primeira chamada

Dia 15 de janeiro – Início do prazo de confirmação de matrícula

Dia 22 de janeiro – Fim do período de inscrições

A lista determina o local onde os estudantes devem ser matriculados. Neste primeiro momento, os alunos serão encaminhados para escolas selecionadas pelo próprio estudante. Alguns dos parâmetros são: se a unidade escolar é a mais próxima da residência do aluno, se há irmãos matriculados na mesma escola e idade.

Para conferir a lista, é necessário acessar o site de matrículas do Estado (clicando aqui). Após conferir o resultado das inscrições, os pais ou responsáveis – em caso de menores de 18 anos – ou o próprio aluno, caso seja maior de idade, devem comparecer presencialmente nas unidades escolares para apresentar os documentos necessários para realização da matrícula.

Nota da SEE

“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) esclarece que a primeira chamada de encaminhamento de alunos da rede estadual está passando por ajustes finais para melhor atender a comunidade escolar do estado e alocar os alunos em sua primeira opção de escolha.

Por isso, o calendário da matrícula 2020 irá passar por alterações. Dessa forma, a data de divulgação da primeira chamada será nesta terça-feira (14/01). Para maior conforto das famílias, a secretaria transferiu o prazo de confirmação da matrícula para o período de quarta-feira (15/01) a quarta-feira (22/01).

A Secretaria informa que o processo informatizado de matrícula implantado na rede de Minas Gerais gera benefícios para toda a comunidade escolar. Como por exemplo, segurança administrativa para o diretor, fim da superlotação nas salas de aula, entre outros. A SEE garante que todos os alunos interessados em ingressar da rede estadual de ensino serão atendidos e afirma que data do início do ano letivo está mantida”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!