Empresa dá dinheiro para transporte e bilhete de agradecimento em entrevista

Agnes e o marido Diogo são proprietários da CatMyPet, em SP (Arquivo pessoal)

Já imaginou ir em uma entrevista de emprego e, de quebra, ganhar dinheiro para bancar o transporte e ainda um bilhete de agradecimento apenas por comparecer à seleção? Incrível, né? É o que ocorre em uma empresa de São Paulo, que tem dado o que falar nas redes sociais por conta da iniciativa.

A CatMyPet surgiu em 2015 e no ano passado, em setembro, começou a oferecer uma ajuda de custo para pessoas interessadas em vagas de emprego. Ao BHAZ, a empresária responsável pelo negócio, Agnes Cristina, conta que a ideia surgiu a partir da observação de que muitos candidatos deixavam de ir às seleções. O motivo? Falta de dinheiro para se locomover.

“A gente da CatMyPet sempre pensou em uma empresa um pouco mais humana e aí percebemos que muitas pessoas não compareciam nas entrevistas e tentamos descobrir o motivo. Entendemos que ir para uma entrevista também gera custos e nem sempre as pessoas podem bancar. Temos origem humilde e sabemos dessa dificuldade para se recolocar no mercado, muitas vezes as pessoas não sabem em quantas entrevistas vão e se terão dinheiro para isso”, conta a empreendedora.

Agnes e o marido, Diogo, já participaram do Shark Tank Brasil – reality de negócios da Band
(Arquivo pessoal)

De acordo com Agnes, a empresa realiza uma pré-seleção para chamar candidatos com os perfis das vagas oferecidas e anuncia a ajuda de custo antes mesmo da entrevista. “A gente informa ao candidato que ele pode comparecer, que oferecemos uma ajuda de custo. As pessoas pararam de faltar e confirmamos nossa hipótese de que muitos não iam por conta de dinheiro, por não ter como bancar o transporte”, explica.

Depois que a iniciativa começou, um caso específico chamou a atenção dos empresários e ajuda de custo subiu para R$ 20. “Pensamos também em como entregar o dinheiro sem constranger as pessoas e aí criamos um recadinho para entregar. Um rapaz veio um dia e ficou bastante emocionado quando entregamos, ele começou a chorar. Depois contou que não sabia como voltaria para casa, já que tinha dinheiro apenas para vir à empresa”, relata. “Isso nos sensibilizou muito e aí aumentamos um pouco o valor da ajuda de custo”, relata.

Vantajoso também para o empresário

Agnes ainda explica que a iniciativa, além de empática, é também vantajosa para os empresários. Segundo ela, a evasão em processos seletivos provoca prejuízos para quem está diante da coordenação de negócios, desde investimentos com pessoal até mesmo em relação ao tempo perdido diante de entrevistas sem candidatos.

“A gente defende que essa iniciativa também é vantajosa para o empresário. Um processo seletivo sem candidatos gera custos e compromete uma agenda. Acreditamos que essa ajuda de custo é boa para os dois lados. Defendemos que outros empresários façam o mesmo”, diz.

“Quantos talentos já não devem ter sido perdidos por não ter dinheiro pra condução? E quantos processos seletivos poderiam ter sido finalizados na metade do tempo, se todos tivessem comparecido às entrevistas?”, questiona a empresária em um post a respeito do assunto no Facebook.

E aí, curtiu a iniciativa?

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!