Garis ensinam descarte de vidro com garrafa PET e vídeo viraliza

Kennedy e Romildo (de óculos) gravaram vídeo de conscientização (Reprodução/Facebook)

Um vídeo gravado na cidade de Umuarama, no Paraná, voltou a ser assunto nas redes sociais ao longo dos últimos dias. As imagens repercutem por mostrar dois garis ensinando como descartar cacos de vidro e lâmpadas quebradas usando uma garrafa PET. O objetivo é conscientizar, já que a medida evita que os profissionais de limpeza urbana sofram acidentes no trabalho. Ao todo, o vídeo tem 700 mil visualizações.

Kennedy Danilo, de 25 anos, aparece ao lado do amigo Romildo Souza enquanto explicam o método de descarte para vidros. Autênticos, eles gravaram outros materiais para divulgar na página Diário de um Gari, que conta com 9 mil seguidores.

Ao BHAZ, o rapaz explicou que o vídeo foi gravado há cerca de dois anos e que não esperava que ele voltasse a viralizar. Na época em que foi lançado, ele atingiu cerca de 10 mil visualizações e chegou a ser compartilhado pelo perfil oficial do Governo do Paraná.

O gari conta que a ideia surgiu a partir da observação de vídeos gravados pela esposa, Larissa. “Eu vendo ela fazer essas coisas tive a ideia de fazer o mesmo, de mostrar como é ser gari. Convidei o Romildo e no mesmo dia gravamos uns três ou quatro, mas isso já tem uns dois anos”, relembra.

Kennedy explica que não imaginava tamanha repercussão e diz que o intuito era apenas conscientizar as pessoas. “Gravamos para conscientizar o pessoal aqui do município, quando chegou a 10 mil visualizações achamos que estava bombando. Não pensava que as pessoas fossem comentar de novo”, diz.

O jovem diz que algumas pessoas o reconhecem como o profissional que aparece nas imagens, mas que – infelizmente -, esqueceram a questão do lixo. “Na época, todo mundo aderiu à ideia do descarte com PET, mas hoje o pessoal não pratica tanto. É um problema cultural, tem que começar a ser trabalhado nas crianças de uma maneira mais forte, a nível de matéria escolar até”, defende o gari. “Só quando a gente passa a sofrer na pele é que começa a se conscientizar. Por isso decidi gravar o vídeo”, finaliza.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!