Home Guia BHAZ No Dia do Compositor, sambistas contam as novidades para 2020! Confira os principais lançamentos

No Dia do Compositor, sambistas contam as novidades para 2020! Confira os principais lançamentos

No Dia do Compositor, comemorado nesta quarta (15), trazemos boas novas do mundo do samba! Toninho Geraes, Aline Calixto, Pirulito da Vila, Márcio Nagô, Dé Lucas e o grupo Zé da Guiomar adiantaram para o Almanaque do Samba quais são os principais projetos para 2020. Os lançamentos incluem gravação de DVDs, CDs e EPs, incursão nos afro-sambas, realização de evento comemorativo ao Dia do Samba, apresentações em teatros, entre outros. Confira!

Afro-sambas

Homenageado pela escola de samba Raio de Sol no Carnaval de BH 2020, Toninho Geraes entra em estúdio mês que vem para gravar um repertório inteiramente de “afro-sambas”, gênero bastante difundido e cultuado graças à parceria de Vinicius de Moraes e Baden Powell na década de 1960.

Agora, Toninho Geraes mergulha nesse universo em companhia do parceiro Chico Alves para apresentar músicas inéditas. O álbum também trará parcerias com Marco Pinheiro e Toninho Nascimento. A produção e arranjos ficará a cargo do experiente Jaime Alem, produtor da cantora Maria Bethânia por mais de 20 anos.

“Tudo indica que o álbum vai sair pela Biscoito Fino”, adianta Geraes, que também dará prosseguimento ao projeto “Tudo Que Sou”, fruto do DVD gravado em 2018 na quadra do Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro.

Ele tem planos de lançar mais dois EPS, com sete faixas cada, para encerrar a trilogia. Ano passado saiu o “Tudo Que Sou – Mais Feliz” e para este ano a expectativa é incluir nas plataformas digitais os álbuns “Africanidade” e “Caciqueando”.

Toninho Gerais gravou DVD na quadra do Cacique de Ramos (RJ)

DVD em comemoração a 20 anos de carreira

Formado por Márcio Souza (voz e violão), Valdênio Martinho (cavaquinho), Renato Carvalho (sax), Totove Ladeira (percussão) e tendo como músicos convidados o trombonista Marcos Flávio, o violonista Gustavo Monteiro e os percussionistas Alexandre Batista e Rodrigo Martins, o Zé da Guiomar se prepara para gravar e lançar neste ano o DVD em comemoração aos 20 anos de carreira.

O projeto será realizado via financiamento coletivo. “A ideia é gravar no fim de maio e lançar em setembro ou outubro deste ano”, avisa Totove Ladeira. A base do repertório será os quatro discos gravados pelo grupo ao longo da carreira: “Zé da Guimar”, lançado em 2005, “O Samba Tá”, em 2008 , “Samba Feiticeiro”, em 2012 e “Carta na Manga”, o último, em 2017.

Zé da Guiomar começou a carreira em Belo Horizonte há 20 anos

Homenagem a Beth Carvalho

Quem também prepara lançamento de DVD para o primeiro semestre deste ano é a cantora Aline Calixto. O show foi gravado em julho de 2018, em um quarteirão da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta, em Belo Horizonte. Para celebrar 10 anos de carreira, ela convidou a madrinha Beth Carvalho, Monarco e a Velha Guarda da Portela. Também participaram da festa Maurício Tizumba e o Tambor Mineiro, os jovens cantores Isadora Ferreira e Tavinho Leoni, revelações do The Voice Kids.

“Este DVD é o último registro em vídeo da Beth Carvalho”, ressalta Calixto, dando o tom da importância do trabalho.

A cantora também estará à frente das comemorações, em 12 de dezembro, do Dia Nacional do Samba, em Belo Horizonte, graças ao projeto aprovado no Fundo Municipal de Cultura. “Ano passado tivemos uma prévia no Mercado da Lagoinha, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)”, afirma.

Aline Calixto recebeu vários convidados na gravação do DVD em Belo Horizonte

Nada vai calar

Mas os lançamentos de DVD não param por aí. O cantor e compositor Dé Lucas tem planos de divulgar neste ano o registro musical gravado ano passado, em São Paulo, com participações de músicos da capital mineira e das cidades de Itanhaém e Peruíbe (SP). A ideia é divulgar o trabalho nas capitais brasileiras e no exterior.

O músico, que se prepara para terminar o curso de graduação em História, avisa que também está elaborando um projeto voltado para a sua terra. “Nosso projeto para Belo Horizonte está sendo elaborado, mas a ideia é recebermos nossos amigos, parceiros, cantores e compositores, como sempre fizemos”, disse.

Dé Lucas se prepara para alçar novos voos em 2020

Flor de Laranjeira

Quem está com trabalho pronto para sair do forno é o cantor e compositor Márcio Nagô. Ele prepara para este bimestre o lançamento do terceiro disco, “Flor de Laranjeira”, gravado no estúdio Audiotrak, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Produzido por Henrique Martins e Robert Vinícius, o disco terá 13 faixas, sendo três delas em parceria com Eduardo Gatão.  O técnico de gravação foi Rodrigo Lourenço.

“É um disco autoral que traz um pouco de xote, baião, canção e bossa, tendo como elemento principal o samba”, explica o artista de Brumadinho.

Márcio Nagô lançou ano passado o single Samba de Amor

Meu Samba e Eu

Já o representante do samba de Itabirito, o querido Pirulito da Vila, se prepara para gravar um EP, com sambas inéditos, com o título de “Meu Samba e Eu”. “O álbum terá algumas parcerias e alguns convidados também. Estou estudando como vai ser o formato ainda, mas talvez seja em formato acústico”, adianta.

Outra proposta é levar seu repertório para dentro do teatro. “Vai ser um show como mesmo nome do disco, só com músicas autorais”, completa.

Pirulito da Vila é um dos principais compositores de Minas Gerais
Almanaque

Almanaque

O Almanaque do Samba - A Casa do Samba de Minas Gerais é um projeto patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2011/001/2017), que busca valorizar o samba no estado e os artistas mineiros. Tem um portal (www.almanaquedosamba.com.br) e um programa de rádio, que vai ao ar aos sábados, às 21 horas, pela Rádio Inconfidência (880AM). O conteúdo também pode ser acessado por meio das redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube).

Comentários