Governo de Minas adia matrícula de alunos na rede estadual

Rafael Fernandes/SEE-MG

O Governo de Minas, por meio da SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação), adiou a divulgação da 1ª chamada de alunos que vão ingressar na rede estadual de ensino em 2020. O chamamento já havia sido prorrogado e, agora, não tem previsão para ser divulgado.

A secretaria disse que vai manter a população informada sobre o processo de matrículas e garante que “nenhuma pessoa ficará sem vaga nas unidades escolares”. A SEE-MG diz ainda que o “início do ano letivo não será prejudicado” por conta dos problemas no sistema.

Segundo o órgão, o adiamento é necessário por conta de problemas no processo de matrículas. “A SEE-MG esclarece que o sistema, que é inédito no estado, passa por ajustes técnicos para viabilizar a divulgação para a população. Toda a equipe técnica da secretaria está trabalhando ininterruptamente e com todo empenho para solucionar a situação o mais rápido possível”, afirma em comunicado (confira na íntegra abaixo).

A lista com o nome dos alunos e as escolas onde eles devem estudar seria publicada pelo Estado na última sexta-feira (10). Ao longo do fim de semana, quem tentou acessar o documento se deparou com uma mensagem de erro. Na segunda (13), a secretaria disse que o documento seria divulgado nessa terça (14), o que também não ocorreu.

Para acompanhar o processo, é necessário acessar o site de matrículas do Estado (clicando aqui). Após a divulgação do resultado das inscrições, os pais ou responsáveis – em caso de menores de 18 anos – ou o próprio aluno, caso seja maior de idade, devem comparecer presencialmente nas unidades escolares para apresentar os documentos necessários para realização da matrícula.

Comunicado da SEE-MG

“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a data da divulgação da 1ª chamada de encaminhamento dos alunos para a rede estadual de ensino será alterada. A SEE/MG esclarece que o sistema, que é inédito no estado, passa por ajustes técnicos para viabilizar a divulgação para a população. Toda a equipe técnica da secretaria está trabalhando ininterruptamente e com todo empenho para solucionar a situação o mais rápido possível. A SEE explica que toda mudança gera desafios, porém garante que o novo processo de matrícula beneficia toda comunidade escolar. Entre as vantagens estão maior transparência na distribuição das vagas, segurança administrativa para os diretores das escolas e o fim da superlotação nas salas de aula.

A SEE/MG entende a expectativa dos interessados em ingressar na rede estadual de ensino causada pela mudança no calendário da matrícula e, para não causar maiores transtornos para as famílias, as datas da divulgação da lista e do novo calendário serão informadas assim que a situação for regularizada. A equipe da secretaria se compromete a deixar a população informada sobre a situação por meio dos canais oficias de comunicação do órgão (Instagram, facebook, site, hotsite e canais de atendimento). A SEE/MG ressalta que nenhuma pessoa ficará sem vaga nas unidades escolares e reafirma que o início do ano letivo não será prejudicado”.