Alerta! Vias de BH podem ser alagadas após cheia de córregos; confira quais

Ribeirão Arrudas às 17h, portanto, antes do alerta de risco de alagamento (Wagner Rabelo/Defesa Civil)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, no fim da tarde desta sexta-feira (17), um alerta de risco de inundação na região da Pampulha. Com a chuva que já atinge vários pontos da cidade, o órgão chama a atenção para o risco de transbordamento de vários córregos que passam sob a cidade.

A recomendação é que moradores e motoristas evitem transitar pela avenida Professor Clóvis Salgado e pela rua Congonhal, no bairro Sarandi, pela rua Jacques de Morais, nos cruzamentos com a rua Real Madrid, e pela avenida Heráclito Mourão Miranda no cruzamento com a rua Tocantins.

Outros pontos são ameaçados pela inundação dos córregos Ressaca e Flor D’água. Devem ser evitados os seguintes trechos: entre as ruas João Alves da Silva e Andorra; na avenida Presidente Tancredo Neves, no trecho entre o cruzamento com a Avenida Atlântida; nas ruas Nilton Baldo, Maria Cândida de Jesus e avenida Santa Terezinha.

Também estão em situação de alerta algumas ruas do bairro Ouro Preto, como a rua Um e a avenida Antônio Augusto da Silva. Motoristas e pedestres que estiverem nessas regiões ou nas proximidades devem redobrar a atenção.

Estragos

A semana chuvosa tem provocado estragos na capital. Segundo a Defesa Civil, em 17 dias, já choveu mais que o esperado para o mês em quase todas as regiões da capital. Mais cedo, já havia sido emitido um alerta para chuva com granizo na capital, repetindo o padrão desta semana.

Para esta sexta, a previsão indicava céu encoberto e a possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A temperatura mínima para Belo Horizonte é de 18°C, com a máxima estimada em 27°C. A umidade relativa do ar gira em torno de 80% à tarde.

Recomendações

Durantes as chuvas, a Defesa Civil pede para que as pessoas estejam bem atentas. Veja algumas recomendações:

– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

– Atenção especial em áreas de encostas e morros.

– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!