Erro em notas do Enem leva desespero a candidatos: ‘Chorando e tremendo’

Wilson Dias/ABr

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reconheceu na manhã deste sábado (18) que houve um erro no cálculo das notas de alguns alunos que prestaram o Enem 2019. O MEC (Ministério da Educação e Cultura) disse que até a próxima segunda (20) as notas estarão ajustadas.

“Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas. O número é muito baixo. Até segunda-feira, dia 20, tudo será resolvido. Pedimos desculpas aos participantes do exame pelo transtorno”, escreveu o ministro Abraham Weintraub.

Erros em Minas

Após a divulgação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estudantes começaram a questionar a nota nas redes sociais. Na noite dessa sexta (17), a tag “erro no Enem” figurava entre as mais comentadas do país.

Em Minas, cerca de 400 estudantes alegaram que foram lesados em suas notas. Eles criaram um documento onde coletaram assinaturas e números de matrícula para questionar o Inep.

Arthur Monteiro Almeida, de 20 anos, é um deles. Ele sonha em estudar Medicina, e teve a nota rebaixada. O jovem fez a prova na cidade de Viçosa, na Zona da Mata mineira.

“Tive problema com as notas do segundo dia de prova. Em Matemática, eu acertei 39 questões, o que renderia uma nota de 900 pontos, mas tirei apenas 363.  Em Ciência da Natureza, acertei 27 questões, o que daria em média 700 pontos, mas meu resultado foi 411. Não condiz com a realidade’, conta.

O estudante conta ainda que ficou chateado com a situação. “É uma insatisfação total. Dediquei minha vida para tentar Medicina, perdi noites de sono, longe da família e dos amigos, para ter essa nota discrepante? Fiquei sem rumo. Espero que corrijam a nota e deixem de uma maneira justa”, afirma.

Quem também alega ter sido lesada é a jovem Carolina Falconi Amorim, de 23 anos, que também pretende cursar Medicina. Ela é natural da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, mas fez a prova em Viçosa, onde os pais moram.  

“Quando vi a nota, fiquei sentada chorando e tremendo. Dá uma sensação de impotência. Entrei em contato com o Inep e eles diziam que estavam certos, mas eu tenho certeza que aquela não é minha nota”, diz.

Ansiedade

Com a promessa de que as notas sejam regularizadas na próxima segunda (20), os estudantes que prestaram o Enem agora aguardam com ansiedade a abertura do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O programa ofertará 237,1 mil vagas em 128 instituições de ensino em todo o Brasil. As inscrições começam na próxima terça (21). “Espero que as notas sejam corrigidas antes de terça, pois é o nosso futuro em jogo, não é brincadeira”, afirma Carolina.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!