Volante de ônibus solta na mão de motorista em BH: ‘Poderia ter sido uma tragédia’

Reprodução/Arquivo Pessoal

Por pouco Belo Horizonte não vivenciou uma tragédia envolvendo um ônibus que presta serviço de transporte público na capital, nesta semana. O volante de um coletivo da linha 318 (Estação Barreiro/Jardim Liberdade) se soltou na mão do motorista enquanto ele dirigia o veículo, na última quarta-feira (15).

O veículo seguia vazio pela avenida Senador Levindo Coelho, no Barreiro, em baixa velocidade, quando a peça se soltou. O coletivo faz parte da frota da empresa Transoeste, a mesma responsável pelo ônibus da linha 305 (Estação Diamante/Mangabeiras) que se envolveu em um acidente com cinco mortes durante o Carnaval de 2018, por falta de freios em uma descida.

+ Cinco mortos e nenhum culpado: falha em freio causou acidente no Barreiro

Outros ônibus da empresa também já tiveram problemas de manutenção e precisaram ter as viagens interrompidas.

+ Mais uma viagem de ônibus sem freio é interrompida na RMBH; empresa é a mesma de acidente no Barreiro

+ Por problema nos freios, ônibus da Transoeste é reprovado em duas vistorias da BHTrans

+ Ônibus da Transoeste perde a direção no Barreiro; situação precária e arame no motor

“Graças a Deus que não aconteceu um acidente gravíssimo. Poderia ter acontecido uma tragédia. É um absurdo a condição dos ônibus. Alguns veículos são presos com arame e estão em péssimas condições de uso”, disse uma funcionária da empresa, que prefere não ser identificada.

A mulher enviou uma foto ao portal em que mostra a situação precária de outro ônibus:

imagem mostra situação precária de ônibus que opera em BH (Arquivo pessoal)

Em nota (confira na íntegra abaixo), o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) disse que o veículo foi recolhido para a vistoria e será vistoriado.

“O Setra-BH informa que o veículo foi recolhido para manutenção e será vistoriado para apontar a causa do defeito no equipamento. A entidade ressalta que todos os veículos gerenciados recebem manutenções periódicas e só são liberados para circulação após vistoria em toda a sua estrutura e equipamentos”.

Já a BHTrans informou (veja abaixo) que o veículo foi vistoriado no dia seguinte ao ocorrido e que os problemas foram sanados. “O veículo foi criteriosamente vistoriado, avaliados os itens de segurança obrigatórios. A Autorização de Tráfego do veículo foi recolhida e o veículo impedido de circular até que seja apresentado novamente à vistoria da BHTRANS com os problemas sanados. No dia 17/1, o veículo retornou à vistoria e, após constatado que os problemas foram solucionados, a autorização de tráfego foi devolvida”, diz a autarquia.

A empresa que opera o trânsito da capital não soube informar se o veículo já havia sido multado por falta de manutenção. Disse apenas que o ônibus passou por uma vistoria recente, que deve ser repetida ainda em janeiro.

“A última vistoria deste veículo havia sido em 29/07/2019 e o mesmo estava com o retorno programado para o dia 29/01/2020. No dia 29/1, o veículo passará por nova vistoria e todos os itens de segurança serão novamente checados pelos vistoriadores da BHTrans”, afirma.

A multa para veículos flagrados em más condições chega a R$ 516,33. No entanto, a BHTrans não informou se a Transoeste foi multada neste caso.

Nota do Setra

“O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informa que o veículo foi recolhido para manutenção e será vistoriado para apontar a causa do defeito no equipamento. A entidade ressalta que todos os veículos gerenciados recebem manutenções periódicas e só são liberados para circulação após vistoria em toda a sua estrutura e equipamentos.

Quando acontece alguma ocorrência com um veículo em circulação, as empresas buscam, no menor tempo possível, realizar a manutenção ou a substituição com ônibus da frota reserva.

O SetraBH informa também que disponibiliza para todos os passageiros do Transporte Coletivo de Belo Horizonte o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Para fazer sugestões, reclamações e elogios ou denúncias, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (31) 3248-7300, ou pelo site: www.transfacil.com.br informando número da linha e do ônibus, horário e local da ocorrência”.

Nota da BHTrans

“A BHTRANS informa que assim que tomou conhecimento do problema com o veículo 30117 da linha 318 (Estação Barreiro/Jardim Liberdade Via Milionários), no dia 16/1, convocou o veículo a comparecer à vistoria neste mesmo dia. O veículo foi criteriosamente vistoriado, avaliados os itens de segurança obrigatórios. A Autorização de Tráfego do veículo foi recolhida e o veículo impedido de circular até que seja apresentado novamente à vistoria da BHTRANS com os problemas sanados. No dia 17/1, o veículo retornou à vistoria e, após constatado que os problemas foram solucionados, a autorização de tráfego foi devolvida.

A última vistoria deste veículo havia sido em 29/07/2019 e o mesmo estava com o retorno programado para o dia 29/01/2020. No dia 29/1, o veículo passará por nova vistoria e todos os itens de segurança serão novamente checados pelos vistoriadores da BHTRANS.

De acordo com o regulamento do transporte coletivo, a multa para o veículo que for flagrado em más condições comprometendo a segurança dos usuários é grave e no valor de R$ 516,33 (grupo 3)”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!