Assustador! Vídeo mostra força do ribeirão Arrudas alagando avenida na Grande BH

Reprodução/Whatsapp

Vídeos registrados por moradores do bairro Vila São Paulo, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, mostram a força do ribeirão Arrudas transbordando durante a forte chuva que atinge a capital na tarde deste domingo (19).

A tempestade fez quem com o afluente tomasse conta da Avenida Tereza Cristina, que foi fechada temporariamente durante a chuva, para evitar ocorrência com vítimas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro ocorrências de inundações e pessoas ilhadas precisaram ser atendidas ao longo da tare. Duas na região de Venda Nova e duas em Contagem.  

Fotos mostram a enxurrada arrastando carros em uma rua do bairro Inconfidentes, em Contagem.

Arquivo Pessoal/Carlos Lara

Segundo a Defesa Civil de BH, vias estão alagadas ou correm o risco de alagamento e, portanto, devem ser evitadas – as regiões mais afetadas são Venda Nova, Barreiro e Oeste.

Chuva e mais chuva

A semana chuvosa tem provocado estragos na capital. Segundo a Defesa Civil, em 17 dias, já choveu mais que o esperado para o mês em quase todas as regiões da capital.

Na noite dessa quinta-feira (16), uma forte chuva causou o transbordamento de córregos e interdição de vias. Nas regiões do Barreiro e Oeste, a Defesa Civil fechou a avenida Tereza Cristina e Canal Bairro Tirol, devido ao transbordamento dos córregos Ferrugem e Arrudas. As vias foram liberadas ainda durante a madrugada.

+ Caos em BH: Chuva causa alagamentos, interdita vias e complica trânsito

Para esta sexta, a previsão indicava céu encoberto e a possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A temperatura mínima para Belo Horizonte é de 18°C, com a máxima estimada em 27°C. A umidade relativa do ar gira em torno de 80% à tarde.

Recomendações

Durantes as chuvas, a Defesa Civil pede para que as pessoas estejam bem atentas. Veja algumas recomendações:

– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

– Atenção especial em áreas de encostas e morros.

– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!