Shopping, estação de metrô e (muitas) vias alagadas: Tempestade assola Contagem e Barreiro

Arquivo Pessoal/Fernando Silva + Reprodução/Whatsapp

A chuva devastou parte da cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde deste domingo (19). Em pouco mais de uma hora de tempestade um shopping foi alagado, a estação de metrô foi tomada pela água e avenidas viraram rios.

Além de carros arrastados e casas inundadas, a chuva varreu também a Feirinha de Contagem, também conhecida como Feirinha do bairro Amazonas. Produtos, objetos e até pessoas foram arrastadas pela forte correnteza.

+ ‘Tá levando tudo de todo mundo’: Chuva devasta Feira do bairro Amazonas e arrasta pessoas e mercadoria

O estrago foi tão grande na cidade que a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais foi acionada para ajudar no atendimento à população atingida.

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve 67 solicitações de socorro nos bairros Amazonas, Industrial, Vila São Paulo, Santa Margarida e Céu Azul. A maioria das chamadas eram de pessoas alagadas ou ilhadas. Não houve registro de mortes.

Shopping alagado

Os corredores do ViaShopping, no Barreiro, próximo à divisa de Contagem, foram inundados pela água da chuva. Segundo o atendente Fernando Silva, que trabalha no centro comercial, o cenário foi assustador. “Era muita água, parecia uma cachoeira”, diz.

Ainda de acordo com o funcionário, o episódio durou cerca de 1h e não foi o suficiente para fechar o shopping. “A gente estava aqui trabalhando, do nada começou a ter goteira no segundo piso. De repente, começou a cair essa água toda. Agora, tem vários lugares com infiltração, onde o gesso tá querendo quebrar”, conta.

Em nota, o shopping disse que não houve feridos e que segue funcionando normalmente. “A forte chuva, que atingiu a região do Barreiro na tarde deste domingo (20), provocou alagamentos no bairro atingindo parte do shopping”, diz, em trecho do comunicado.

“As equipes de segurança e manutenção do empreendimento foram prontamente acionadas para garantir a proteção dos clientes e seguem monitorando a situação. Não houve nenhum ferido, e o shopping está funcionando normalmente”, finaliza o centro comercial.

Estação sob água

Quem precisou usar o sistema de metrô em Contagem também foi surpreendido pela força da chuva. O córrego da Via Expressa, que passa em frente à estação Eldorado, em Contagem, transbordou, invadindo o terminal.

A passageira Patricia Ester gravou um vídeo mostrando como ficou a estação. “Este é o estado do metrô do Eldorado, vai aumentando a tarifa e você tem que passar pelo alagamento, correndo o risco de pegar uma doença. É isso aqui, enquanto o metrô dobra o preço”, diz ela no vídeo.

Ruas viraram rios

Vídeos registrados por moradores de Contagem mostram as ruas se transformando em rios durante a forte chuva. Um deles registra o momento em que o Ribeirão Arrudas toma conta da avenida Tereza Cristina. A via precisou ser foi fechada temporariamente durante a chuva, para evitar ocorrência com vítimas.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!