Temporal em BH deixa pessoas ilhadas, causa inundações e alaga vias; veja quais evitar

Arquivo Pessoal/Carlos Lara + Marcelo/Defesa Civil de Belo Horizonte

Uma forte chuva atinge Belo Horizonte na tarde deste domingo (19). A tempestade já causa reflexo pela capital e mobiliza a ação do Corpo de Bombeiros. Segundo a Defesa Civil de BH, vias estão alagadas ou correm o risco de alagamento e, portanto, devem ser evitadas – as regiões mais afetadas são Venda Nova, Barreiro e Oeste. Veja a relação ao longo da reportagem.

Os bombeiros foram acionados para resgatar uma pessoa ilhada dentro de casa, na rua Laiz Rodrigues Araújo, no bairro Céu Azul, em Venda Nova. Também na mesma região, no bairro Leblon, uma pessoa ficou em meio a inundação na rua Rubiacea.

A Defesa Civil emitiu alerta de inundação nas regionais Oeste, Barreiro e Venda Nova. A avenida Vilarinho foi fechada devido ao risco de transbordamento. Os motoristas também estão sendo orientados a evitar a avenida Tereza Cristina, que foi bloqueada.

O órgão informou que o temporal é o resultado de uma instabilidade atmosférica que ganhou força sobre a capital, provocando a chuvas e trovoadas

Chuva e mais chuva

A semana chuvosa tem provocado estragos na capital. Segundo a Defesa Civil, em 17 dias, já choveu mais que o esperado para o mês em quase todas as regiões da capital.

Na noite dessa quinta-feira (16), uma forte chuva causou o transbordamento de córregos e interdição de vias. Nas regiões do Barreiro e Oeste, a Defesa Civil fechou a avenida Tereza Cristina e Canal Bairro Tirol, devido ao transbordamento dos córregos Ferrugem e Arrudas. As vias foram liberadas ainda durante a madrugada.

+ Caos em BH: Chuva causa alagamentos, interdita vias e complica trânsito

Para esta sexta, a previsão indicava céu encoberto e a possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A temperatura mínima para Belo Horizonte é de 18°C, com a máxima estimada em 27°C. A umidade relativa do ar gira em torno de 80% à tarde.

Recomendações

Durantes as chuvas, a Defesa Civil pede para que as pessoas estejam bem atentas. Veja algumas recomendações:

– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

– Atenção especial em áreas de encostas e morros.

– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!