Criança morre engasgada com pirulito recebido em lembrança de festa de aniversário

Arquivo pessoal + Google Street View/Reprodução

Uma criança, de 1 ano e 9 meses, morreu após engasgar com pirulito em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, nessa segunda-feira (20). O doce foi dado por um irmãozinho, que pegou a guloseima da lembrança de aniversário do primo da vítima, realizado no domingo.

“Eles estavam com a mãe em casa e quando ela saiu para ir no quarto, o irmãozinho entregou o pirulito. Ele começou engasgar e foi atrás da mãe, ela puxou o palito e a bolinha continuou na boquinha dele”, afirmou a tia Fernanda Ribeiro da Silva ao G1.

O BHAZ apurou com a PM que, então, um tio da criança também tentou retirar o doce da boca da criança. Assim que percebeu que não conseguiria desengasgar o sobrinho, acionou os policiais. O homem, de 28 anos, contou que o menino estava com os lábios roxos, não conseguia chorar, tossir e estava desfalecido.

A criança foi levada ao Pronto Socorro do hospital Aroldo Tourinho, mas precisou ser transferida para a Santa Casa de Montes Claros devido à gravidade do caso. Na unidade de saúde, o menino foi submetido à broncoscopia e traqueostomia, porém o estado de saúde se manteve gravíssimo.

A morte da criança foi constatada às 20h48 de segunda após ela sofrer uma parada cardiorrespiratória e não responder às manobras de ressuscitação.

“A criança foi submetida a uma broncoscopia para retirada do corpo estranho, sendo necessário a realização de traqueostomia. Após procedimento, a criança manteve-se em estado gravíssimo e com sinais de choque. O paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória não responsiva às manobras de ressuscitação”, diz nota da Santa Casa enviada ao G1.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!