Plano emergencial contra tempestade mudará BH amanhã e na sexta-feira

Amanda Dias/BHAZ + Divulgação/PBH + Reprodução/WhatsApp

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) divulgou nesta quarta-feira (22) ações de um plano emergencial que terá como objetivo minimizar os efeitos de fortes chuvas previstas para a capital ao longo dos próximos dois dias. A cidade deve receber volume de chuva superior a 100 milímetros em apenas um dia.

+ BH pode ter nova ‘Chuva de mil anos’ até sábado, com volume superior a de domingo

+ Risco de temporal amedronta população e BHAZ tira dúvidas

De acordo com a PBH, 11 pontos do município receberão equipamentos que ajudarão na coleta imediata de resíduos. Ao todo, serão 34 caminhões, 12 carregadeiras, cinco escavadeiras, 13 retroescavadeiras, dois tratores, cinco caminhões prancha e 11 hidrojatos. Além disso, 61 equipes da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) estarão à disposição em três turnos, somando um total de 488 garis nas ruas. Eles trabalharão nos seguintes horários: 7h às 15h, 13h30 às 21h30 e das 21h30 às 5h.

Mapa mostra pontos que receberão equipamentos nesta quinta (Divulgação/PBH)

Já na noite desta quarta, integrantes da Guarda Municipal irão reservar as áreas que receberão os equipamentos nas vias públicas e também irão monitorá-los. Segundo a PBH, haverá sinalização informando que veículos não poderão estacionar e transitar pelos locais.

Também durante a noite, nove grupos equipados com caminhões basculantes farão poda e supressão de árvores. Cinco torres de iluminação com gerador a diesel ainda serão disponibilizados para auxiliar nos trabalhos.

Abrigo para possíveis desalojados

No plano emergencial, o Executivo municipal ainda diz que reservou vagas em pousadas da cidade para abrigar famílias que possam ser atingidas pelas chuvas. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social também ficarão de plantão 24 horas para realizar atendimentos.

Caso fiquem desalojados, moradores serão levados para os locais em ônibus disponibilizados pela BHTrans. As áreas de risco também contarão com ação de mobilização integrada com diversos órgãos da PBH. A Defesa Civil Municipal distribuirá colchões, cestas básicas, cobertores e jogos de lençol.

Força-tarefa

Nesta quinta e sexta-feira (24), o prefeito Alexandre Kalil trabalhará direto do COP-BH (Centro Integrado de Operações de BH) para acompanhar as ações relacionadas ao período chuvoso.

A força-tarefa da PBH irá monitorar a evolução climática na cidade nos próximos dois dias, com o objetivo de intensificar o trabalho preventivo e agir caso haja necessidade. Representantes das secretarias e órgãos da prefeitura, do Corpo de Bombeiros, da Copasa, Cemig, Gasmig e Polícia Militar integram o grupo.

Confira pontos que receberão equipamentos

* COP-BH

* Praça 1º de Maio próximo à estação São Gabriel

* avenida Cristiano Machado com Via 240, próximo à Estação São Gabriel

* avenida Vilarinho com Álvaro Camargos

* avenida Teresa Cristina com Via 210

* avenida Bernardo Vasconcelos

* avenida Francisco Sá

* avenida Prudente de Morais

* avenida Otacílio Negrão de Lima                               

* avenida Silva Lobo

* avenida Silviano Brandão com Pitangui

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!