República das Idosas fará bazar beneficente em BH (e você pode ajudar!)

Divulgação/República das Idosas

Se você colocou “fazer mais trabalhos voluntários” na sua lista de resoluções para este ano, mas ainda não sabe por onde começar, olha só essa dica: a República das Idosas Nossa Senhora D’Abadia vai realizar, no próximo dia 8, um bazar para arrecadar fundos para cobrir despesas do cotidiano e precisa de ajuda para a organização antes e depois do evento. O bazar também é uma ótima oportunidade para aqueles que querem comprar roupas novas sem castigar o bolso.

O evento será na mesma rua da República, no bairro Pompéia, região Leste de BH, e precisa de voluntários para ajudar na montagem do evento, nas vendas no dia da iniciativa e no dia seguinte, para desmontar.

Terezinha Arcanjo, coordenadora da república, contou ao BHAZ que o dinheiro arrecadado será usado para cobrir algumas despesas que a quantia programada não consegue pagar, como consertos na casa, compra de utensílios, produtos de limpeza e botijões de gás, entre outros.

A República das Idosas funciona no bairro Pompéia desde 2002 e abriga mulheres com mais de 65 anos que não têm contato com a família. Atualmente, cinco idosas recebem os cuidados da equipe integralmente. “Temos uma cozinheira, uma assistente social e uma cuidadora, que fica aqui durante o dia, acompanha consultas médicas e tudo”, conta Terezinha.

Ao todo, a casa tem capacidade para acolher sete pessoas, mas, no momento, tem apenas cinco, sendo a mais nova uma senhora de 77 anos. Todas são mulheres sem contato com nenhum familiar. Terezinha conta que a dificuldade para preencher as duas vagas restantes existe porque grande parte das pessoas, quando atingem os 65 anos, continuam ativas, trabalhando e se relacionando com a família.

Ela ainda explica que, apesar de ser um projeto conveniado com a prefeitura, aquelas que tiverem interesse em viver na república podem procurar o próprio abrigo, que fará o intermédio e dará todas as orientações necessárias.

A República das Idosas também recebe doações, tanto de dinheiro quanto de objetos, e inscrições de voluntários durante todo o ano. “Com o convênio com a prefeitura, a gente recebe o básico, mas eles não dão gás, não pagam conta de luz, água etc. Então a gente precisa recorrer a outras formas”, explica Terezinha.

Aqueles que não puderem contribuir durante os dias do bazar, mas ainda assim quiserem colaborar, podem levar os donativos na república, que fica localizada na rua Iara, 380 – Pompéia. Já aqueles que queiram trabalhar como voluntários no bazar ou no dia-a-dia das idosas podem entrar em contato com Terezinha pelo número (31) 98533-0806.

Bazar da República das Idosas

Onde? Rua Iara, 220 – Pompéia (em frente à Igreja da Pompéia)

Quando? Sábado, 8 de fevereiro, das 8h às 17h

Quanto? Entrada GRATUITA

Como ser voluntário? Entrar em contato com Terezinha pelo número (31) 98533-0806

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!