De ‘droga na chuva’ a ‘quem ficar vai morrer’: Áudios sobre temporal viralizam e assustam moradores

Amanda Dias/BHAZ

Com a possibilidade de fortes chuvas atingirem Belo Horizonte nesta sexta-feira (23), as redes sociais se tornaram espaço propício para a disseminação de informações e debate sobre o assunto. Entre os diversos conteúdos que se tornaram verdadeiros virais, estão áudios cujos temas vão desde piadas com alagamentos a afirmações sérias atribuídas a órgãos públicos.

O excesso de suposições tem aumentado ainda mais a preocupação dos moradores e as informações oficiais se perdem em meio a conteúdos virais de origem desconhecida.

‘Torneio de natação na Vilarinho’

Um dos áudios compartilhados por moradores de BH é de um rapaz ironizando os alagamentos comuns em períodos chuvosos na avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. “Ô zé, nós vai fazer é torneio de natação na Vilarinho”, brinca.

+ VÍDEO: Linha do metrô vira rio na Vilarinho e pessoas ficam ilhadas

Outra piada que tomou as mensagens de diversos belo-horizontinos rebate aqueles que acreditam que a chuva seria suficiente para impedir o uso de drogas. “Essa chuva acha que pode com os ‘noia’, coitada dela. Vou usar droga na chuva, de capa”, diz o autor do áudio.

‘Quem ficar vai morrer’

Um dos áudio mais comentados, e que tem causado pânico em moradores, é atribuído a um motorista de aplicativo, que diz ter conseguido diversas informações após uma corrida com um suposto funcionário da Defesa Civil de Belo Horizonte.

Em quase três minutos de áudio, o motorista conta que, em uma breve conversa com o funcionário, teria recebido diversas informações e orientações a respeito da chuva prevista para esta sexta-feira. Entre elas, a informação de que o volume de chuva previsto é sem precedentes na história de BH: “A chuva que está prevista para sexta-feira 16h30 é de 250 mm, nunca teve isso aqui em Belo Horizonte”.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a informação de que a capital terá 250 mm de chuva é falsa. Já a Defesa Civil de Minas Gerais informou que as declarações de que as chuvas ficariam mais intensas por volta das 16h também não é verdadeira.

Outra informação do áudio, contestada pelas autoridades. é a de que BH decretaria ponto facultativo por conta da chuva.

O áudio mescla diversas informações falsas com declarações alarmistas, como “A galera vai toda para casa, quem ficar [nas ruas], vai morrer”. O autor da mensagem também diz que as linhas de metrô funcionariam em horário especial e evitando algumas regiões: “Metrô vai parar meio-dia e não vai ter nenhum metrô para a região da Vilarinho, porque eles tomaram muito prejuízo com metrô que alagou”.

A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) emitiu uma nota, nesta quinta-feira (23), desmentindo a informação e assegurando que o sistema estará operando normalmente “com todas as estações abertas à população”. A companhia também informou que, em caso de forte chuva, serão adotadas “medidas de contenção emergencial”, entre elas a suspensão temporária das operações na estação Vilarinho.

+ Metrô de BH funcionará normalmente nesta sexta: ‘Não existe fundamento sobre paralisação’

‘Áudios e vídeos de inverdades’

Em vídeo publicado nos canais oficiais da Defesa Civil de BH, o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto do órgão, pediu que moradores estejam atentos aos áudios e vídeos que veiculam informações falsas e “inverdades” sobre a chuva.

O órgão esclareceu também que nenhum funcionário conversou com motoristas de aplicativo e que, portanto, o áudio não deve ser considerado. A orientação para que todos permaneçam em casa também é falsa: “A orientação foi de que, no momento de chuva, não saia de casa em direção aos locais que já são de conhecimento de alagamento, de inundação.”

Para evitar que as correntes de mensagens criem situações de pânico, as autoridades pedem que sejam compartilhadas apenas informações oficiais, fornecidas pela Defesa Civil de BH e de Minas. Para receber mensagens de texto com informações oficiais da Defesa Civil de BH, basta enviar um SMS com o CEP para o número 40199.

Quem pode ajudar

Para emergências e salvamentos, os moradores podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para socorro, o telefone do SAMU é o 192. Já para vistorias preventivas e avaliações de danos, a responsabilidade é da Defesa Civil, que pode ser contatada pelo 199.

Durantes as chuvas, a Defesa Civil pede para que as pessoas estejam bem atentas. Veja algumas recomendações:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!