Chuva forte: Mineradoras devem redobrar atenção com barragens em risco, alerta ANM

Divulgação/Vale + Bárbara Ferreira/BHAZ

Diante do alerta de tempestades intensas em Minas Gerais, a ANM (Agência Nacional de Mineração) emitiu um comunicado às mineradoras para que se mantenham em alerta com as condições de estabilidade de suas barragens.

O alerta do órgão é válido até a próxima segunda-feira (27). A determinação é de que as mineradoras façam um monitoramento diário das condições das barragens, principalmente relacionados ao estado de conservação das estruturas.

“Ocorrendo qualquer situação de anormalidade, acionem o Paebm (Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração) e informem SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração)”, afirma o órgão.

Ainda segundo a agência, o comunicado é necessário devido aos alertas de chuvas torrenciais nos estados de Minas, Goiás, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

Divulgação/ANM

Segundo dados da Defesa Civil de Minas Gerais, atualmente, existem 25 barragens em Minas em nível de alerta. Sendo 18 em nível 1, três em nível 2 e quatro estruturas em nível 3, que é o mais preocupante.

+ Mapa do Medo: Saiba tudo e veja onde estão as barragens de ‘método assassino’ em Minas

As barragens em situação mais crítica pertencem a Vale e estão localizadas na Grande BH e na região Central do Estado. São elas:

Divulgação/Defesa Civil de Minas Gerais

Níveis de barragens:

I. Nível 1– Quando detectada anomalia que resulte na pontuação máxima de 10 (dez) pontos em qualquer coluna do Quadro 3 – Matriz de Classificação Quanto à Categoria de Risco (1.2 – Estado de Conservação), do Anexo V, ou seja, quando iniciada uma ISE e para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura;

II. Nível 2– Quando o resultado das ações adotadas na anomalia referida no inciso I for classificado como “não controlado”, de acordo com a definição do § 1º do art. 27 desta Portaria; ou

III. Nível 3– A ruptura é iminente ou está ocorrendo.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!